A administração do hospital de Portalegre considerou hoje “natural” a abertura de um inquérito pelo Ministério Público à morte de um idoso, de 87 anos, naquela unidade, na segunda-feira, após quase três horas numa ambulância.
A decisão do Ministério Público em relação a este caso, ocorrido na segunda-feira à noite, foi comunicada hoje à agência Lusa por fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR), após ter sido questionada por correio eletrónico.
Contactado pela Lusa, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo, considerou “natural” a decisão do Ministério Público.
O mesmo responsável revelou ainda já ter recebido um ofício da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) a questionar sobre os factos: “Recebi um ofício da ERS para remeter informação relativamente às circunstâncias” em que ocorreram os factos.
Quanto ao inquérito interno que a ULSNA mandou instaurar, anunciado na madrugada de terça-feira, está a decorrer, devendo ficar concluído, “mais ou menos” no espaço de uma semana, estimou Joaquim Araújo.
O idoso, utente de um lar em Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira (Portalegre), foi transportado de ambulância para o Hospital Dr. José Maria Grande, na capital de distrito, na segunda-feira, acabando por morrer.
Na madrugada de terça-feira, Joaquim Araújo e o enfermeiro-diretor da ULSNA, Jorge Marques, indicaram à Lusa que o homem foi triado dentro da ambulância, na qual esteve, pelo menos, duas horas e 44 minutos, por a zona dedicada à covid-19 no Serviço de Urgência estar lotada.
Segundo as mesmas fontes, o idoso foi inscrito no hospital às 16:29 e triado por um enfermeiro, dentro da viatura, seis minutos depois, às 16:35.
O doente, “totalmente dependente”, foi levado ao hospital por possível “dispneia [falta de ar]”, sendo residente num lar em Cabeço de Vide, “onde há um surto de covid-19”, razão pela qual entrou “no circuito ‘covid’” da unidade hospitalar, explicaram.
No entanto, de acordo as fontes da ULSNA, o doente não estaria infetado pelo vírus que causa a covid-19, informação que apenas terá sido obtida pelo hospital após ter sido declarado o óbito.
Na sequência da triagem, foi possível apurar que o doente não estava “dispneico pela saturação baixa [de oxigénio]” e foi-lhe atribuída a pulseira amarela, de doente urgente.
“Na altura em que é triado, o enfermeiro fala com a médica que passa pela ambulância” para “ver o doente, pois, a área dedicada a doentes respiratórios estava lotada, tendo a médica confirmado que o doente estava estabilizado”, disse Jorge Marques.
Às 19:13, uma enfermeira em funções de chefe de equipa foi abordada por um bombeiro, que a informou que o octogenário “estava pior”, tendo o idoso sido assistido, de imediato, na ambulância.
Dali, ainda de acordo com as mesmas fontes, foi levado para a sala de reanimação da área dedicada a doentes respiratórios, onde o óbito acabou por ser declarado 17 minutos mais tarde, às 19:30.
-
Distrito: Federação dos Bombeiros tem novos órgãos sociais
Os novos órgãos sociais da Federação dos Bombeiros do Distrito de Portalegre, eleitos para… -
Covid-19: Situação epidemiológica mantém-se em Portalegre
O concelho de Portalegre conta actualmente com 13 casos activos de Covid-19, informou o Mu… -
ASAE encerra ginásio em Portalegre
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um ginásio em Portalegre, …
Carregar mais artigos relacionados
-
Nova directora do museu de Évora tem como “primeira luta” mais pessoal e orçamento
A nova diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, assumiu que a… -
Estremoz: Obras de estabilização de talude começam na segunda-feira
As obras de estabilização de um talude existente na Avenida Rainha Santa Isabel, em Estrem… -
Portugal regista mais 33 mortos e 1.071 infectados. Alentejo com 28 novos casos e três mortes
Portugal registou hoje 33 mortos relacionadas com a covid-19 e 1.071 novos casos de infeçã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
ASAE encerra ginásio em Portalegre
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou um ginásio em Portalegre, … -
PSP acaba com festa ilegal com cerca de 25 pessoas em Évora
A PSP acabou com uma festa ilegal com cerca de 25 pessoas que ocorreu na sexta-feira, dia … -
Crato: Propriedade possuía ilicitamente espécies cinegéticas em cativeiro
A GNR detectou uma propriedade no concelho do Crato que possuía ilicitamente espécies cine…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Nova directora do museu de Évora tem como “primeira luta” mais pessoal e orçamento
A nova diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC), em Évora, assumiu que a…