A Estrada Nacional (EN) 254 junto a Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, vai ser cortada ao trânsito de forma definitiva, a partir de sexta-feira, por questões de segurança, devido à proximidade de uma pedreira.
Fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP) revelou hoje à agência Lusa que o corte do trânsito, ao quilómetro três da EN254, junto à pedreira “Monte d’el Rei”, que tem cerca de “134 metros de profundidade”, deve-se à proximidade desta com a via.
A escavação está, atualmente, a uma distância de “cerca de 30 metros da estrada”, mas, “com a profundidade que esta pedreira tem, devia estar a mais de 400 metros”, salientou a fonte da empresa pública.
Segundo a fonte, este é um dos casos que não cumpre o Estatuto das Estradas Nacionais e que foi identificado num levantamento após a derrocada de uma estrada para o interior de duas pedreiras no concelho vizinho de Borba, ocorrida há dois anos e que provocou cinco mortos.
“O que nos move para a decisão são razões de segurança e o desconhecimento sobre a capacidade que a via tem de estar sustentada”, justificou a fonte da IP.
E, “aquilo que seria indesculpável” seria, “tendo a IP conhecimento da situação, não fazer nada”, sublinhou.
A fonte realçou que a empresa pública está “consciente das limitações e das inconveniências” que a medida vai ter na população, sobretudo de Vila Viçosa e Bencatel, mas vincou que “há um sentimento de urgência que tem de ter consequência”.
De acordo com a mesma fonte, a IP tem um relatório produzido por técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), após uma inspeção no local, que “suporta as preocupações” e recomenda o corte da EN254.
O relatório, adiantou, foi pedido depois de responsáveis da IP terem ficado a saber, durante uma reunião com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que “a exploração da pedreira tinha feito túneis na direção da estrada”.
Documentos técnicos da entidade exploradora da pedreira e da DGEG foram analisados por especialistas da IP, que não ficaram “confortáveis com o que foi observado”, porque “não se consegue ter uma garantia sobre a estabilidade ou a instabilidade que estes túneis podem causar na via”, disse.
A fonte da Infraestruturas de Portugal precisou que “a interditação da circulação” na EN254 coincide “com o troço em que a pedreira confina com a estrada” e notou que o trânsito mantém-se na restante via.
Questionada pela Lusa, a fonte da IP limitou-se a revelar que a empresa pública e a Câmara de Vila Viçosa estão a tentar “encontrar uma solução” alternativa para a circulação entre as duas localidades.
A mesma fonte revelou também que a IP vai fazer nos próximos dias uma intervenção na EN255, entre Vila Viçosa e Alandroal, para permitir a circulação de pesados, que atualmente está interdita devido à proximidade de outra pedreira.
A partir de sexta-feira, a alternativa de circulação para veículos ligeiros, quer no sentido Bencatel-Vila Viçosa, quer no sentido inverso, deverá ser, precisamente, a EN255.
Já o percurso alternativo dos pesados, durante as próximas duas semanas, enquanto não for feita a intervenção na EN255, deve ser realizado através da EN381, entre a EN4 e a vila de Redondo.
-
Elvas: Vai conduzir nos dias dos corsos de Carnaval? Atenção aos condicionamentos de trânsito
O Comando Distrital da PSP informou que, nos dias 14, 15 e 17 de Fevereiro, fruto da reali… -
Portalegre: Vento forte leva ao cancelamento de intervenção e mantém trânsito aberto na Avenida Dr. Luís Bacharel
A intervenção prevista para esta sexta-feira, dia 13, em Portalegre, que implicaria o cort… -
Antiga EN255 volta a ceder devido ao mau tempo
A antiga Estrada Nacional 255 (EN255), que fazia a ligação entre Borba e Vila Viçosa, volt…
Carregar mais artigos relacionados
-
Atletas disputaram duatlo em Arronches
O concelho de Arronches voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Clube… -
CIMAA: Homenagem a José Valter Canastreiro e apoios aos estragos causados pelo mau tempo na agenda da reunião do Conselho Intermunicipal em Campo Maior
CIMAA: Homenagem a José Valter Canastreiro e apoios aos estragos causados pelo tempo na ag… -
Campo Maior: Desfile de Carnaval com centenas de foliões
O Desfile de Carnaval do Município de Campo Maior realizou-se na tarde de sábado, dia 14 d…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Atletas disputaram duatlo em Arronches
O concelho de Arronches voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Clube… -
Quercus defende medidas para estabilizar solos após enxurrada em Portalegre
A Quercus defendeu que devem ser implementadas medidas para estabilizar os solos na Serra … -
Campo Maior: Desfile de Carnaval com centenas de foliões
O Desfile de Carnaval do Município de Campo Maior realizou-se na tarde de sábado, dia 14 d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Atletas disputaram duatlo em Arronches
O concelho de Arronches voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Nacional de Clube…