A Sé Catedral de Portalegre vai ser alvo de obras de reabilitação a partir do final deste mês, num investimento que ronda os 3,3 milhões de euros, anunciou a respetiva diocese.
O contrato de empreitada já foi assinado e o projeto é “assinado” pelos arquitetos Rui Barreiras Duarte e Ana Paula Pinheiro, segundo a Diocese de Portalegre – Castelo Branco.
 “O projeto envolve a reabilitação do imóvel edificado, bem como do móvel e integrado”, como os retábulos e imagens, indicou.
Os retábulos dos altares “são compostos por quase uma centena de pinturas, conjunto singular do estilo maneirista em Portugal (séculos XVI-XVII), concentrado num só espaço”, pode ler-se num comunicado da diocese.
Esta obra, num investimento que ronda os 3,3 milhões de euros, conta com apoios de fundos comunitários na ordem dos 2, 2 milhões de euros, enquanto a diocese assegura a contrapartida nacional.
“O prazo originalmente determinado para estas obras é 31 de dezembro do corrente ano. Curto demais, como é bem de ver. A atual pandemia também contribuiu para atrasar o início das obras”, assinalou.
Por isso, “é de prever a prorrogação deste prazo, o que só se pode solicitar no decurso das mesmas obras. Se tal acontecer, é preciso justificar adequadamente este eventual pedido de prorrogação”, acrescentou.
A construção desta Sé Catedral ficou a dever-se ao bispo Julião de Alva, por ocasião da formação da Diocese de Portalegre. Os trabalhos arrancaram a 14 de maio de 1556 e ficaram concluídos em 1575.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…