Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento fortes e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria estão sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa da previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Viseu, Castelo Branco e Faro sob aviso amarelo até sexta-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e até 100 quilómetros por hora nas terras altas.
Toda a costa portuguesa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) está também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas com 4 a 4,5 metros até às 03:00 de sábado.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA informou na terça-feira que Portugal continental iria ser afetado a partir da tarde de terça-feira e até hoje por vento e precipitação fortes e agitação marítima associadas à passagem da depressão Gaetan.
Face ao quadro meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade da ocorrência de cheias em meio urbano e nas áreas de maior vulnerabilidade, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada, recomendando comportamentos adequados, sobretudo nas zonas de maior risco.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Avis: Câmara reforça parque de máquinas e viaturas

A Câmara de Avis, no distrito de Portalegre, reforçou o seu parque de máquinas e viaturas …