Dez utentes de um lar da Misericórdia de Borba, distrito de Évora, onde existe um surto de covid-19 e que fizeram testes com resultados negativos, foram hoje transferidos para outra estrutura em Vila Viçosa, indicou a instituição.
Uma fonte da Santa Casa da Misericórdia de Borba disse à agência Lusa que os 10 utentes que se encontravam no lar Humberto Silveira Fernandes, situado na Aldeia Social daquela instituição, foram transportados hoje, pelos bombeiros locais, para a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Vila Viçosa, instalada no antigo Centro de Saúde da localidade.
Segundo a mesma fonte, o surto naquela estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) conta com um total de 68 infetados, 59 utentes, que permanecem no lar, e nove funcionárias.
A maioria está “assintomática”, alguns têm “sintomas ligeiros” e duas utentes estão internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), “na área de covid-19”, adiantou a fonte da Misericórdia de Borba.
Nos outros dois lares da instituição, o lar Josefina Silveira Fernandes e o lar Manuel Ramalho, todos os utentes e funcionários apresentaram “resultados negativos” para o novo coronavírus SARS-CoV-2, e estão em “confinamento”, adiantou.
No surto no Lar Humberto Silveira Fernandes, o primeiro caso positivo para a SARS-CoV-2 foi o de uma funcionária, de acordo com a fonte da instituição.
No boletim epidemiológico publicado na página do município na rede social Facebook, a Câmara de Borba indicou hoje que existem no concelho 212 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a covid-19, segundo dados da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, e um óbito, mas não precisou quais são referentes ao surto.
Segundo fonte da instituição, o óbito não está relacionado com o surto.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.945.437 mortos resultantes de mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 8.080 pessoas dos 496.552 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Alunos do 1.º ciclo de Santa Luzia visitam Forte de Santa Luzia em iniciativa natalícia

Nas últimas semanas, os alunos do 1.º ciclo de Santa Luzia realizaram uma visita ao Forte …