A neve, que começou timidamente a cair hoje de manhã em algumas zonas do Alentejo, ‘pintou’ de branco ruas, jardins, árvores e automóveis na cidade de Estremoz, no distrito de Évora, fenómeno raro na região.
A queda de neve, que é um atrativo para crianças e adultos numa zona onde o fenómeno é pouco vulgar e já não acontecia desde 2009, levou muitas pessoas em Estremoz a fazerem fotografias e vídeos do acontecimento, conforme constatou a Lusa no local.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que, depois de durante a manhã se ter registado a queda de “pequenos flocos” na cidade de Évora e em todos os concelhos do distrito, a neve caiu com “maior intensidade”, ao final da manhã, em Estremoz, fenómeno atribuído às baixas temperaturas registadas na região.
Segundo a fonte do CDOS, desde 2009 que não nevava em Évora e a última vez que nevou “com acumulação”, na cidade e no distrito, foi em janeiro de 2006.
Também na cidade de Portalegre, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, a neve caiu esta manhã em “pequenos flocos que derretiam ao chegar ao chão”.
O CDOS de Beja indicou que só tinha informação da queda de “pequenos flocos de neve” em Serpa.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém o continente e a Madeira em alerta amarelo devido ao frio previsto para o fim de semana, e prevê que a temperatura média da próxima semana esteja abaixo dos valores normais para a época.
A maioria dos distritos do norte, centro e interior volta a registar mínimas negativas durante o dia de hoje: o distrito da Guarda é o que apresenta as temperaturas mais baixas (-4) e o Algarve é a região com as mínimas mais altas (2º em Faro e 4º em Sagres).

Texto Agência Lusa
Foto/Crédito Jornal de Estremoz E

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora

No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…