A Comissão Política Distrital de Portalegre do CDS considera que, “por Proposta de Lei do Governo, já entregue na Assembleia da República, a ‘malha política’ portuguesa pode vir a ser aumentada substancialmente com a criação de mais freguesias, o que significará um esforço financeiro acrescido por parte do Estado Português, quando o país se prepara para atravessar um dos maiores desafios de recuperação económica”.
De acordo com o partido, “no Alto Alentejo várias são as áreas e sectores que aguardam uma resposta por parte do Governo para o seu desenvolvimento, como são os casos da saúde, da segurança, dos acessos, da agroindústria, da educação e da cultura, mas o Governo, este governo do PS, prefere, em vésperas de eleições autárquicas, responder aos interesses políticos que precisam de mais assentos à ‘volta da mesa’ onde se ‘esbanja’ o dinheiro dos contribuintes”.
“O novo mecanismo, nos pressupostos do actual executivo, prevê a criação de 600 novas freguesias e todo o processo terá de ficar concluído até 31 de Março, meio ano antes das autárquicas, previstas para o início de Outubro de 2021”, refere a estrutura distrital do CDS.
Ainda segundo a comissão política, “o diploma prevê estabelecer um regime de criação, modificação e extinção de freguesias, dando oportunidade de rectificação de pontuais incorrecções da reforma de 2013”. “Recorde-se que na altura foi dada oportunidade às autarquias de se pronunciarem sobre o assunto, essencialmente com base nos critérios que agora são propostos e grande parte preferiu não o fazer. Perante isso, o Governo PSD/CDS foi obrigado a tomar a iniciativa, uma das imposições da troika, trazida por um Governo do PS”, acrescenta.
Para a Comissão Política Distrital de Portalegre do CDS, “infelizmente as juntas de freguesia são o ‘parente pobre’ do sistema autárquico, mas, felizmente, são o ‘parente rico’ do sistema democrático”. “São quem menos tem para desempenhar as suas funções e, apesar de verdadeiramente representarem a população local, essa representação não se materializa nos meios, nas instituições locais e regionais como seria justo e natural”, afirma.
Posto isto, o partido “não defende, nem compreende, a necessidade de mais estruturas e mais despesa, mas que se dignifique as juntas de freguesia no desempenho das suas funções, podendo e devendo dar outra dimensão ao poder local e, com isto, representar melhor os interesses dos cidadãos”. “A verdadeira reforma faz-se mudando comportamentos e atitudes e não perpetuando erros e fórmulas que já demonstraram estar desajustadas e erradas”, conclui.
-
Presidenciais: Entre a Câmara e o comércio, Seguro fez campanha em Elvas
No âmbito da campanha eleitoral para a segunda volta das Presidenciais, António José Segur… -
Voto antecipado: 522 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para a segunda volta das eleições Presidenciais decorreu d… -
Presidenciais: Seguro soma apoios que Ventura considera surpreendentes
António José Seguro recebeu hoje o apoio do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco S…
Carregar mais artigos relacionados
-
Elvas: Vanessa Valente expõe trabalhos na Stand’Arte
“Experiências Imperfeitas” é o título da exposição de Vanessa Valente que se encontra pate… -
Despiste perto da Terrugem provoca três feridos
O despiste de um automóvel na Estrada Nacional 4, próximo da Terrugem, no concelho de Elva… -
Carnaval em Elvas arranca com Desfile Escolar
O Desfile Escolar, que conta com a participação da comunidade educativa do concelho, reali…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Presidenciais/Elvas: André Ventura venceu na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova
André Ventura venceu, na freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, concelho de Elvas, na se… -
Presidenciais/Elvas: António José Seguro venceu em Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso
António José Seguro venceu, na Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, c… -
Presidenciais/Elvas: André Ventura também ganhou em São Brás e São Lourenço
André Ventura venceu, na freguesia de São Brás e São Lourenço, concelho de Elvas, na segun…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Elvas: Vanessa Valente expõe trabalhos na Stand’Arte
“Experiências Imperfeitas” é o título da exposição de Vanessa Valente que se encontra pate…