Mais uma vez, seguindo as nossas tradições, mas de acordo com a situação que atravessamos, não se podia deixar passar esta época tão bonita sem que fosse devidamente assinalada.
Seguindo este espírito, a professora Helena Neutel, que integra a equipa da BE do Agrupamento de Escolas Nº1 de Elvas e dinamiza a BE do 1º Ciclo, tendo como objectivos principais o desenvolvimento de competências de leitura e escrita desde tenra idade e fortificar a relação Escola-Família, propôs aos alunos dos JI/EB1 do Agrupamento o seguinte desafio:
“Faz um poema, uma quadra, uma actividade de Natal em família”.
Pretendia que as crianças, em família, fizessem alguma das actividades referidas, podendo ou não utilizar material reciclável, e, quem quisesse, podia gravar em vídeo ou em áudio e enviar.
No final houve uma exposição dos trabalhos na BE do 1º Ciclo e será feito um livro intitulado “Memórias do Natal 2020”, contendo todos os trabalhos realizados pelos alunos e respectivas famílias.

O feedback foi muito gratificante, com participações muito interessantes.
Com esta e outras actividades propostas pela BE ao longo do primeiro período foram trabalhadas competências de diferentes disciplinas – Português, Cidadania, Expressões Artísticas, Estudo do Meio, Matemática… -, fomentando a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências essenciais, a nível de diferentes literacias.
Fica aqui expresso o agradecimento a todos aqueles que participaram neste desafio e também àqueles que o tornaram possível, mostrando que até à distância é possível celebrar o Natal na escola e com a família em estreita ligação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Novas plantações de vinha no Alentejo limitadas a 250 hectares

O Governo fixou, a nível nacional e para este ano, limites máximos ao crescimento de novas…