A Câmara de Borba, no distrito de Évora, aprovou o orçamento para 2021 no valor de 10,9 milhões de euros, superior à dotação orçamental deste ano, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Anselmo.
O autarca, que está a cumprir o segundo mandato, eleito por um movimento independente, indicou que o orçamento municipal para 2021 é de 10.920.000 euros, mais cerca de 1,7 milhões de euros do que o deste ano.
O Orçamento e as Grandes Opções do Plano foram aprovados por maioria em reunião do executivo municipal e vão ser discutidos e votados na próxima sessão da Assembleia Municipal de Borba.
António Anselmo adiantou que em 2021 está prevista a construção do novo posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), através da adaptação para o efeito do edifício da antiga escola primária de Borba, cedido pelo município, numa cooperação entre a câmara municipal, a GNR e o Governo, de modo a “dotar aquela força de segurança de condições adequadas à realização da sua missão”.
O município, de acordo com o autarca, prevê continuar a investir em 2021 na reabilitação urbana, na área social e em infraestruturas de apoio à atividade empresarial, com recurso a fundos comunitários.
Segundo o presidente do município, está previsto ficar concluída, no próximo ano, a obra de reabilitação do Celeiro da Cultura, que está a decorrer ao abrigo do Plano de Ação da Reabilitação Urbana de Borba.
A autarquia pretende criar dois museus, o Museu do Brinquedo, no Palacete Alvarez, e o Museu de Borba e Enoteca, no edifício onde funcionava o Centro Cultural de Borba. A criação do Centro Interpretativo da Guerra da Restauração é outra proposta da autarquia.
O município está a construir uma Casa Social, que dê resposta a situações emergentes para quem dela necessite, que vai ficar concluída no próximo ano, e pretende iniciar, em 2021, as obras dos centros de dia nas povoações de Orada e de Nora, reabilitando as antigas escolas primárias das localidades.
A câmara municipal prevê ainda criar um viveiro de empresas, no mercado municipal de Borba, com a intenção de “incentivar e apoiar” a criação de empresas no concelho.
O município tenciona também criar um parque de autocaravanismo, concluir o centro de BTT e avançar com obras de valorização do polidesportivo de Rio de Moinhos e do parque desportivo de Borba.
O executivo municipal de Borba é constituído por três eleitos do Movimento Unidos por Borba (MuB), um do PS e outro do PSD.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…