A GNR tem 12 postos territoriais com a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, uma atribuição que significa uma “melhoria contínua” no atendimento ao cidadão nas áreas de missão policial e de fiscalização, indicou a tutela.
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que os postos territoriais da GNR de Vendas Novas, Barcelos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castelo Branco, Elvas, Macedo de Cavaleiros, Maia, Oliveira de Azeméis e Santo André receberam, na quinta-feira, esta certificação de qualidade.
Segundo o MAI, numa primeira fase, no final de 2019, tinham obtido esta certificação os postos territoriais da Guarda Nacional Republicana de Fátima e Azambuja, elevando agora para 12 o número de postos com a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001/2015, que, no seu conjunto, contam com um efectivo de 364 militares.
O MAI refere que a GNR definiu como âmbito do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) a melhoria contínua dos seus processos no serviço prestado à população, cuja avaliação é feita nos níveis da qualidade no atendimento ao público, qualidade no patrulhamento e qualidade na fiscalização.
O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita sublinha que, no futuro e numa terceira fase, a certificação de qualidade será atribuída a destacamentos territoriais, ou seja, a um nível superior na estrutura da GNR.
O MAI avança que os destacamentos territoriais de Tomar e Alenquer serão os primeiros a obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, o que implicará também a replicação da certificação a todos os postos que integram estes dois destacamentos.
“Beneficiando do sistema de apoio à transformação digital da Administração Pública (SAMA2020), a GNR continuará este ciclo com um total de certificações de dois destacamentos territoriais (a que se juntam os seus nove postos territoriais) e outros 30 postos territoriais de 30 destacamentos territoriais localizados um pouco por todo o País”, precisa o MAI.
Segundo o Ministério da Administração Interna, este processo representará a formação e sensibilização de cerca de 1.300 dos 9.375 colaboradores da GNR nos diferentes postos e destacamentos territoriais, abrangendo 815 mil cidadãos (14,60% da população residente na área de jurisdição da GNR) e uma área total de quase 10 mil quilómetros quadrados (mais de 11% da área de jurisdição da GNR).

CMP // HB
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Cláudia ameaça mais um dia de chuva, vento e trovoada

Precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoadas, em especial no litora…