Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) infetou pelo menos 70 utentes, divulgou hoje a comissão administrativa da instituição.
“Ao longo de todo o dia 10 de novembro [terça-feira] foram feitos mais de 200 testes a residentes e funcionários da instituição, tendo chegado apenas os resultados dos residentes. Ao final da noite de 11 de novembro [quarta-feira] tínhamos os seguintes resultados para um total de 95 utentes: 70 residentes positivos, 23 residentes negativos e dois testes em falta”, lê-se no comunicado divulgado.
A comissão administrativa da SCMP indica que aguarda “a qualquer momento” a chegada dos resultados dos testes efetuados aos funcionários e ainda a dois residentes, estando em “contacto e articulação” com as autoridades sanitárias e restantes entidades para “tentar controlar” as cadeias de transmissão e minimizar possíveis danos.
“Em reunião com a câmara municipal, Proteção Civil, Segurança Social e Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) foram definidas as medidas imediatas a tomar, estando prevista a entrada de uma brigada de intervenção rápida para reforçar a equipa da Misericórdia”, refere.
Segundo a instituição, “estão a ser feitas as necessárias alterações na estrutura organizacional dos serviços de forma a isolar os casos positivos e garantir a segurança e o bem-estar de todos os residentes”.
“As famílias foram informadas à medida que fomos recebendo os resultados”, é referido no comunicado.
A comissão administrativa, que indica que a maioria dos doentes se encontra “estável” e com sintomas “ligeiros ou assintomáticos”, acrescenta ter recebido os resultados dos testes que tinham sido feitos às crianças e funcionários do Centro Infantil de São Lourenço, outra das valências da instituição, não existindo qualquer caso ativo.
Portugal contabiliza pelo menos 3.103 mortos associados à covid-19 em 192.172 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), de quarta-feira.
-
Tribunal de Portalegre condena 19 arguidos por tráfico de droga, 10 a prisão efetiva
O Tribunal de Portalegre condenou 19 arguidos, 10 dos quais a prisão efetiva, por tráfico … -
Portalegre: Homem morre na sala de espera da Urgência do Hospital
Um homem, de 63 anos, morreu na sala de espera do Serviço de Urgência do Hospital de Porta… -
Serviço de Medicina da ULS Alto Alentejo Anuncia Programa das III Jornadas de Cuidados Respiratórios
O Serviço de Medicina da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo anunciou oficialmen…
Carregar mais artigos relacionados
-
Marcos Bastinhas triunfa na Nazaré e sai em ombros
Marcos Bastinhas foi o grande triunfador da corrida realizada na Praça de Touros da Nazaré… -
Conquista espanhola leva centenas às ruas de Badajoz (C/VÍDEO)
A seleção de Espanha sagrou-se este domingo campeã do Mundo de futebol, ao vencer a Argent… -
Manhã com céu nublado antecede um dia de temperaturas elevadas
Nebulosidade no litoral oeste, em especial até final da manhã. Vento do quadrante oeste. …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Onda de calor persiste com discreto recuo nas temperaturas máximas
Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo. Vento mais intensonas terras altas. Tempo que… -
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M…
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Marcos Bastinhas triunfa na Nazaré e sai em ombros
Marcos Bastinhas foi o grande triunfador da corrida realizada na Praça de Touros da Nazaré…