O deputado socialista Ricardo Pinheiro vai substituir José Mendes no cargo de secretário de Estado do Planeamento, mudança que foi hoje anunciada através de uma nota divulgada no portal da Presidência da República.
“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, de José Fernandes Gomes Mendes, como secretário de Estado do Planeamento, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Ricardo Miguel Furtado Pinheiro”, lê-se na nota.
A posse do novo secretário de Estado do ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, terá lugar ainda hoje, pelas 20:30, no Palácio de Belém.
Ricardo Pinheiro, de 40 anos, engenheiro eletrónico de profissão, foi presidente da Câmara de Campo Maior, distrito de Portalegre, círculo pelo qual foi eleito deputado nas últimas eleições legislativas.
No parlamento, Ricardo Pinheiro tem exercido as funções de coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.
Faz ainda parte do grupo de trabalho para acompanhamento do processo de remoção do amianto em edifícios públicos e é suplente na comissão parlamentar de transparência e estatuto dos deputados.
A última mudança no Governo ocorreu em 16 de setembro passado, quando o primeiro-ministro procedeu à substituição de cinco secretários de Estado -uma remodelação que então abrangeu os ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e Mar.
Esta recomposição do Governo, tal como a atual, com a mudança de apenas um secretário de Estado, não alterou a dimensão do executivo.
De resto, o mesmo aconteceu com a primeira remodelação da presente legislatura, que aconteceu há cinco meses, com a substituição de Mário Centeno por João Leão como ministro de Estado e das Finanças e a consequente mudança de três secretários de Estado, que tomaram posse no dia 15 de junho.
Já na altura, devido à pandemia de covid-19, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, deu posse à nova equipa das Finanças numa cerimónia restrita no Palácio de Belém, sem outros convidados.
O XXII Governo Constitucional, o segundo executivo minoritário chefiado por António Costa, tomou posse no dia 26 de outubro de 2019, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, na sequência da vitória do PS nas eleições legislativas de 06 de outubro, sem maioria absoluta, composto por 19 ministros e 50 secretários de Estado.
-
Campo Maior: Acreditação Erasmus+ distingue trabalho realizado no Agrupamento de Escolas
O Agrupamento de Escolas de Campo Maior recebeu a Acreditação Erasmus+. De acordo com a eq… -
Campo Maior: Quarteto Euterpe actuou no Centro Cultural
O Centro Cultural foi palco, no dia 28 de Janeiro, de um concerto do "Quarteto Euterpe", f… -
Aeroporto: Beja e Alverca entram na lista das localizações em estudo
Beja e Alverca entraram na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa…
Carregar mais artigos relacionados
-
Santa Eulália: Cavaleiro Rui Lanternas vence Raide Hípico
O cavaleiro elvense Rui Lanternas conquistou sábado, 28 de Janeiro, a XXIV edição do Raide… -
Elvas: Coleccionador António Cachola adquire peças da artista elvense Elisabete Fiel
Pelo menos três peças da mostra de trabalhos "Ensaio sobre a Alegria", da autoria da artis…
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
-
Igreja do Espírito Santo em Évora reabre após requalificação de 2,5ME
A Igreja do Espírito Santo, em Évora, construída pelos jesuítas no século XVI, reabre ao p… -
Greve dos professores com forte adesão em Elvas
A greve dos professores chega hoje ao distrito de Portalegre. Em Elvas, segundo apurou o “…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Santa Eulália: Cavaleiro Rui Lanternas vence Raide Hípico
O cavaleiro elvense Rui Lanternas conquistou sábado, 28 de Janeiro, a XXIV edição do Raide…