As obras de ampliação e requalificação do Cemitério e da Casa Mortuária do Crato estão previstas para o início do próximo ano, num investimento total de cerca de um milhão de euros.
De acordo com o Município, o projecto de arquitectura já foi adjudicado e contempla “uma nova Casa Mortuária, novas zonas de sepulturas e um espaço novo para ossários”.
O Cemitério enquadra-se em três espaços, o primeiro a Casa Mortuária, o segundo a zona das sepulturas, elencada em duas fases, e o terceiro o espaço dos ossários.
A Casa Mortuária está concebida num espaço dividido em duas zonas distintas, sendo que a maior dispõe de um pequeno altar, com o seu púlpito anexo, proporcionando a realização do culto religioso de acordo com a tradição católica instituída. O outro espaço menor, e sem símbolos de carácter religioso, é criado para que “se possa assumir um maior respeito por aqueles que partiram e que assumidamente decidiram não professar qualquer credo”, como refere o arquitecto Manuel João Fonseca, autor do projecto.
A zona das sepulturas enquadra-se em duas fases, a primeira que assume 89 campas e a segunda 102, totalizando 191.
Por último, o ossário será constituído, numa primeira fase, para a colocação de cerca de 100 depositários.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Grupos, foliões e comparsas animaram primeiro corso do Carnaval Internacional de Elvas (C/FOTOS)

O primeiro corso do XXVIII Carnaval Internacional de Elvas realizou-se sábado, dia 14 de F…