Os “Amigos de São Brás dos Matos” são um grupo sem quaisquer fins lucrativos vocacionado para a prática desportiva do futebol, que “nasceu” em Outubro de 2012 na aldeia da Mina do Bugalho (São Brás dos Matos), no concelho de Alandroal.
A equipa inicialmente denominada de “Freguesia de São Brás dos Matos” fez uma temporada. Em Outubro de 2013 adoptou o nome de “Amigos de São Brás dos Matos” devido à extinção da dita freguesia.
São Brás dos Matos, padroeiro desta pequena aldeia raiana, “deu” o seu nome à equipa. As cores são o vermelho e o amarelo, sendo que o vermelho representa São Brás dos Matos e o amarelo o Alentejo.
Vítor Matos, líder/dinamizador desta equipa de futebol amadora, continua a ser o rosto principal da formação da “Força de Vontade”, que tem conseguido a pulso superar as dificuldades e conta já no seu historial com 153 jogos (incluindo torneios triangulares, quadrangulares e solidários) realizados pelos três distritos do Alentejo e pela Extremadura.
No dia 19 de Outubro, os “Amigos de São Brás dos Matos” comemoraram o 7º aniversário. Um aniversário diferente de todos os outros, devido à pandemia de Covid-19 que assola todo o mundo. A equipa interrompeu os jogos em Março de 2020 devido à Covid-19 e, por esse mesmo motivo, ainda não iniciou a temporada 2020/2021. Ainda assim, tem o plantel praticamente formado.
Apesar de todas as dificuldades, o conjunto de São Brás dos Matos foi superando as adversidades com sacrifício e “Força de Vontade”, este que é o seu lema.
“Todos os elementos que têm vestido a camisola dos ‘Amigos de São Brás dos Matos’ sabem que a humildade está no nosso ADN. Só assim tem sido possível seguir em frente. Agradece-se também o esforço dos jogadores. Um agradecimento especial também ao meu pai por colaborar com este grupo que nasceu do nada, já deu a volta ao Alentejo, pelo meio fez também umas viagens à nossa vizinha Extremadura, contabilizando, até ao dia de hoje, 153 jogos frente a equipas dos distritais de Évora, Beja e Portalegre, do Inatel, equipas da Regional Extremeña e equipas de juniores, seniores e veteranos”, referiu Vítor Matos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Elvas regista três novos casos e mais quatro pessoas recuperadas

O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, três novos casos de pessoas infectadas…