Os “Amigos de São Brás dos Matos” são um grupo sem quaisquer fins lucrativos vocacionado para a prática desportiva do futebol, que “nasceu” em Outubro de 2012 na aldeia da Mina do Bugalho (São Brás dos Matos), no concelho de Alandroal.
A equipa inicialmente denominada de “Freguesia de São Brás dos Matos” fez uma temporada. Em Outubro de 2013 adoptou o nome de “Amigos de São Brás dos Matos” devido à extinção da dita freguesia.
São Brás dos Matos, padroeiro desta pequena aldeia raiana, “deu” o seu nome à equipa. As cores são o vermelho e o amarelo, sendo que o vermelho representa São Brás dos Matos e o amarelo o Alentejo.
Vítor Matos, líder/dinamizador desta equipa de futebol amadora, continua a ser o rosto principal da formação da “Força de Vontade”, que tem conseguido a pulso superar as dificuldades e conta já no seu historial com 153 jogos (incluindo torneios triangulares, quadrangulares e solidários) realizados pelos três distritos do Alentejo e pela Extremadura.
No dia 19 de Outubro, os “Amigos de São Brás dos Matos” comemoraram o 7º aniversário. Um aniversário diferente de todos os outros, devido à pandemia de Covid-19 que assola todo o mundo. A equipa interrompeu os jogos em Março de 2020 devido à Covid-19 e, por esse mesmo motivo, ainda não iniciou a temporada 2020/2021. Ainda assim, tem o plantel praticamente formado.
Apesar de todas as dificuldades, o conjunto de São Brás dos Matos foi superando as adversidades com sacrifício e “Força de Vontade”, este que é o seu lema.
“Todos os elementos que têm vestido a camisola dos ‘Amigos de São Brás dos Matos’ sabem que a humildade está no nosso ADN. Só assim tem sido possível seguir em frente. Agradece-se também o esforço dos jogadores. Um agradecimento especial também ao meu pai por colaborar com este grupo que nasceu do nada, já deu a volta ao Alentejo, pelo meio fez também umas viagens à nossa vizinha Extremadura, contabilizando, até ao dia de hoje, 153 jogos frente a equipas dos distritais de Évora, Beja e Portalegre, do Inatel, equipas da Regional Extremeña e equipas de juniores, seniores e veteranos”, referiu Vítor Matos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…