A autoestrada A23, inaugurada no Verão de 2003, abrange os distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Guarda. Desde final de 2011 é taxada com portagens exclusivamente electrónicas, contrariando as razões de coesão que estão na sua génese, levando à não utilização da mesma por muitos, trazendo consequências ao nível da qualidade de vida, da sinistralidade rodoviária e no domínio ambiental, mas, mais ainda, deixando de promover a economia e o desenvolvimento regional e de tornar mais produtiva e competitiva esta zona interior do país, nomeadamente através das micro, pequenas e médias empresas aí existentes.
A Plataforma P’la Reposição das Scut na A23 e A25 integra sete entidades exclusivas dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, nomeadamente ambas as Associações Empresariais, ambas as Comissões de Utentes, o Movimento de Empresários pela Subsistência pelo Interior, mas também ambas as Uniões de Sindicatos afectas à CGTP-IN, que ultimamente até têm sido porta-voz das reivindicações realizadas pela Plataforma.
No sentido de legitimar esta Plataforma, pois ambas as autoestradas atravessam também outros distritos, e com o intuito de dar voz a utentes não representados, a UGT Portalegre transmitiu, formalmente, o seu interesse em fazer parte da mesma a 15 de Novembro de 2018.
O pedido de integração nesta Plataforma deve-se exclusivamente ao facto da UGT Portalegre pretender defender e apoiar as reivindicações dos utentes e trabalhadores do distrito de Portalegre em relação à A23, e sempre do interior num âmbito mais abrangente.
De relembrar que esta capital de distrito, Portalegre, é a única do país que não tem acesso por autoestrada, daí a, ainda, maior importância da A23. Já no início deste ano 2020, a 13 de Março, a UGT Castelo Branco transmitiu, também formalmente, o seu interesse em fazer parte da Plataforma. Até esta data, qualquer uma das Uniões afectas à UGT não recebeu qualquer resposta ou tomada de posição. Ainda assim, a Plataforma vai desenvolvendo actividade, como vai ser a realização de uma assembleia cívica, marcada para o dia 22 de Outubro, na Covilhã. De forma bem diferente, foi o ingresso da UGT Portalegre na Plataforma Alentejo, para a qual teve entrada praticamente imediata.
“Não compreendemos esta atitude dos intervenientes, até porque a UGT – União Geral de Trabalhadores é uma confederação constituída pelas associações sindicais democráticas, autónoma e independente do patronato, do Estado, das confissões religiosas e dos partidos ou de outras associações de natureza política, fundada em 28 de Outubro de 1978, com um tremendo trabalho realizado a nível político-sindical, também através das suas Uniões distritais, e não é merecedora desta desconsideração a nível regional”, frisa a UGT em comunicado.
“As Uniões da UGT subscritoras desta Moção, consideram assim que esta Plataforma não representa todos os utentes, nem as organizações que os pretendem defender, e recomendam altere o nome para algo mais redutor. Consideram ainda que passarão a ter um papel mais activo na reivindicação para a redução progressiva, mas substancial, do valor das portagens da A23 e A25, assim como procurar agregação, nas regiões abrangidas, com entidades democráticas que pretendam fazer a mesma defesa, moderada, não estando dependentes de plataformas demasiado selectivas na sua constituição e abrangência. Esta luta deveria ser de todos”, finaliza.
-
Detenções, droga e roubos: Conheça o balanço semanal da PSP no distrito
Entre 22 e 28 de setembro de 2025, o Comando Distrital de Portalegre da PSP levou a cabo d… -
Candidato do Chega a freguesia de Portalegre em sessão erótica
Rebentou mais uma polémica relacionada com o Chega e desta vez em Portalegre. … -
Saiba o que muda com a reposição de freguesias, entre as quais Terrugem e Vila Boim
Na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro serão repostas 302 freguesias agreg…
Carregar mais artigos relacionados
-
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde… -
CDU apresentou listas aos órgãos autárquicos de Elvas
A CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) de Elvas apresentou, ao final da tarde de… -
Grupo Nabeiro-Delta Cafés transforma fardas antigas em 400 mantas solidárias
O Grupo Nabeiro-Delta Cafés reforça o seu compromisso com o ambiente e a responsabilidade …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Professores comemoraram 50 anos de Magistério em Campo Maior
Campo Maior foi o local escolhido por um grupo de professores que estudou em Portalegre pa… -
Município de Vila Viçosa reforça equipa na área do turismo
O Município de Vila Viçosa assinou, no passado dia 23 de Setembro, um contrato de trabalho… -
Ponte de Sor: Alunos do Centro Nacional de Treino de Basquetebol iniciam novo ano lectivo
Os alunos do Centro Nacional de Treino (CNT) de Basquetebol de Ponte de Sor já estão na ci…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde…