A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina e a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, visitaram ontem, 13 de Outubro, o Porto de Sines.
Da comitiva fazia também parte o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes, e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Esta visita inseriu-se no programa oficial da governante brasileira a Portugal e enquadrou-se na estratégia de promoção e desenvolvimento do Porto de Sines e das áreas logísticas e industriais adjacentes para o agronegócio. Com efeito, as novas dinâmicas do mercado internacional, em que o Brasil assume uma importância cada vez maior, fazem que seja cada vez mais importante rever o circuito logístico da agroindústria na Europa.

A utilização de um porto de águas profundas no sul do continente, possibilita, por um lado, operações de transbordo para o norte de África, o Mediterrâneo e a própria Europa atlântica e, por outro lado, a instalação em Sines, em condições muito competitivas, de projetos de cariz industrial e/ou logístico que acrescentem valor na cadeia logística agroalimentar.

Com o elevado potencial oferecido pelo Terminal Multipurpose  de Sines, associado à disponibilidade de serviços de linha regular garantidos pelo Terminal de Contentores, ao que se junta a disponibilidade de áreas para instalação de projetos de agroindústria no porto e na ZILS, o poro de Sines pode afirmar-se como um novo hub Europeu de agronegócio. Este porto de água profundas pode assim ser um ponto estratégico para o comercio e agroindústria internacional, onde o Brasil é um potencial parceiro estratégico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…