O abastecimento de água nos concelhos de Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão vai ser reforçado com a ligação da rede de distribuição do Alqueva à Estação de Tratamento (ETA) do Monte Novo, foi hoje anunciado.
“A Águas do Vale do Tejo informa que inicia hoje a empreitada de conduta adutora de derivação da adução R4-Albufeira Monte Novo (EDIA) para a ETA do Monte Novo”, anunciou, em comunicado, a empresa do Grupo Águas de Portugal.
O investimento, de cerca de 1,8 milhões de euros, tem um prazo de execução de 240 dias e consiste na construção de uma conduta que vai ligar o sistema da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) à ETA de Monte Novo, cumprindo o previsto no contrato de concessão para as origens de água deste subsistema.
A ETA do Monte Novo, que abastece aqueles três municípios do Alentejo, terá, assim, “aumentada a resiliência do sistema e qualidade do serviço prestado”, referiu a empresa.
O subsistema de abastecimento de Monte Novo tem como origem, atualmente, uma captação de água em torre na albufeira do Monte Novo e outras captações subterrâneas de menor dimensão, passando a dispor, com esta intervenção, de “uma origem alternativa”.
Atendendo ao contexto de pandemia de covid-19, a obra irá decorrer “de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança”, tendo por base as “medidas previstas no plano de contingência da empresa” e as “diretrizes vigentes a nível nacional”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Mau tempo: Chuva provoca encerramento do Núcleo Museológico de Avis

O mau tempo provocou hoje o encerramento do Núcleo Museológico de Avis, devendo o espaço p…