O Fórum Cívico Ibérico, constituído por organizações e cidadãos de Portugal e Espanha, vai ler este sábado, 10 de Outubro, na cidade da Guarda, um manifesto que defende um plano de investimento de qualidade a pensar nas populações que residem na zona de fronteira dos dois países.

A iniciativa tem lugar no dia em que decorre a Cimeira Luso-Espanhola na cidade da Guarda.

O Fórum Cívico Ibérico sublinha a necessidade “urgente” de estabelecer a ligação ferroviária de alta velocidade entre Madrid e Lisboa, assim como apelar para o regresso do comboio Lusitânia Expresso.

Da lista de reivindicações constam ainda a criação de um órgão de coordenação política a nível ministerial e uma instituição bilateral permanente e reconhecida em forma de tratado entre os dois Estados.

Entre outras ideias inclui-se o desejo de estabelecer uma Rede de Cooperação de Serviços para pessoas residentes na Raia, como é o Eurocidades, assim como sistemas de transportes públicos e privados compartilhados e avançar na coordenação de recursos de saúde na fronteira, como é o caso Elvas-Badajoz.

Do Fórum Cívico Ibérico fazem parte o mPI–Movimento Partido Ibérico, Sótão de Histórias–Audiovisuais e Entretenimento, Plataforma Ibérica–España, Partido Ibérico Íber, Plataforma Ibérica–Portugal, EL TRAPEZIO–Primeira Plataforma Mediática Ibérica, Federación Española de Agrupaciones de Folklore (F.E.A.F) e Sudoeste Ibérico en Redes.

Se pretender ficar a par de todo o documento pode aceder através do seguinte link: https://eltrapezio.eu/pt-pt/portugal-pt-pt/manifesto-do-forum-civico-iberico_13365.html

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas acolhe 300 jovens peregrinos no “Dias nas Dioceses”, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude

Cerca de 300 jovens peregrinos são esperados, no final de Julho, na cidade de Elvas para a…