A criação das três primeiras equipas de apoio domiciliário do Alentejo na área da saúde mental é formalizada este sábado, em Castelo de Vide, para abranger utentes deste concelho e dos de Marvão, Beja e Évora.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo explicou que Castelo de Vide acolhe a cerimónia de assinatura de contratos para equipas de apoio domiciliário de cuidados continuados integrados de saúde mental no Alentejo.
A cerimónia está agendada para as 10:30, no Cineteatro Mouzinho da Silveira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental.
Os contratos envolvem a ARS do Alentejo, o Instituto de Segurança Social, através dos Centros Distritais de Portalegre, Évora e Beja, e três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mais precisamente o Lar de S. Salvador da Aramenha (Marvão), a Associação de Amigos da Criança e da Família – “Chão dos Meninos” (Évora) e a Santa Casa da Misericórdia de Beja.
As parcerias têm como objetivo “a criação de três equipas de Apoio Domiciliário, duas dirigidas a pessoas adultas e uma dirigida a crianças e adolescentes, que prestarão cuidados continuados integrados de saúde mental no domicílio de utentes com estas necessidades”, precisou a ARS. 
Estas respostas fazem parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e constituem “as três primeiras experiências-piloto na área da saúde mental da região Alentejo”, destacou.
As equipas vão abranger utentes adultos dos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Beja, assim como crianças e adolescentes do concelho de Évora, indicou a ARS do Alentejo. 
Na cerimónia de sábado, está prevista a presença da secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, sendo ainda exibida uma mensagem em vídeo da ministra da Saúde, Marta Temido, referiu a mesma instituição.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Évora

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção, em flagrante delito, de um homem de 56 anos…