Um grupo de moradores e comerciantes do centro histórico de Évora está contra as alterações introduzidas pela câmara municipal ao trânsito automóvel, mas o município alega que as mudanças são temporárias e um teste.
“O trânsito que se acumula na rotunda da Lagoa”, uma das entradas do centro histórico, “já era caótico, mas ficou ainda mais congestionado”, afirmou hoje à agência Lusa Paulo Perdigão, comerciante e um dos promotores de um abaixo-assinado.
Segundo este comerciante, o abaixo-assinado contras as alterações no trânsito automóvel, com 134 assinaturas de moradores e de proprietários e funcionários de lojas do centro histórico, foi entregue esta semana na Câmara de Évora.
Em causa, explicou o promotor do abaixo-assinado, estão as alterações do sentido de circulação do trânsito nas ruas Gabriel Victor do Monte Pereira, de Santa Catarina e dos Caldeireiros.
“Os moradores e comerciantes” desta zona do centro histórico de Évora têm a rua da Lagoa como “única alternativa” para chegar de automóvel às suas casas e negócios, referiu Paulo Perdigão, exigindo o fim das alterações para “facilitar a vida a todos”.
“Podia-se circular, por exemplo, da Praça do Giraldo até à Escola de São Mamede e, agora, tem que se sair do centro histórico para voltar a entrar na rua da Lagoa”, disse, alertando para o congestionamento do trânsito, aos finais de tarde, na circular junto às muralhas.
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, afirmou que “as alterações de trânsito não são definitivas” e que foram introduzidas “como teste” para avaliar se eram “exequíveis e melhoravam a mobilidade do centro histórico”.
As medidas foram adotadas no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, realizada em setembro, adiantou, indicando que o município decidiu “prolongar os testes, até final de outubro, para residentes e comerciantes poderem manifestar as suas opiniões”.
“Temos recolhido um conjunto de informações, umas favoráveis e outras desfavoráveis, para, depois, fazermos uma avaliação sobre se avançaremos ou não com as alterações”, frisou o autarca.
Para além de ter alterado o sentido de circulação nas ruas do Raimundo, Gabriel Victor do Monte Pereira, de Santa Catarina e dos Caldeireiros, a Câmara de Évora também criou novas zonas de circulação pedonal da cidade.
As novas zonas pedonais foram criadas nas ruas do Raimundo e de Avis (apenas durante o fim de semana), também no centro histórico, que vão funcionar, pelo menos até final de outubro, quando será feita nova avaliação das alterações introduzidas.
Segundo a autarquia, as alterações estão a ser implementadas no âmbito da estratégia municipal para a defesa do ambiente e mobilidade urbana, que contempla, entre outros, o objetivo de alargar gradualmente as áreas reservadas à circulação pedonal.
-
Évora recebe a Gala dos Sóis Repsol a 13 de abril
Évora vai acolher, no próximo dia 13 de abril, a Gala dos Sóis Repsol em Portugal, um dos … -
Governo prevê que Hospital Central do Alentejo abra no último trimestre de 2027
O novo Hospital Central do Alentejo (HCA), em construção em Évora, deverá entrar em funcio… -
PS alerta para degradação de estrada nacional em Évora e exige obras urgentes
O deputado do PS Luís Dias alertou para a degradação do troço da Estrada Nacional 256 (EN2…
Carregar mais artigos relacionados
-
Sábado com temperaturas a rondarem os 20º graus
Céu pouco nublado ou limpo. Acentuado arrefecimento noturno. Formação de geada no interior… -
Loyzo suspende investimento no “O Elvas” SAD e Vincenzo Caci demite-se
O "O Elvas" SAD anunciou a suspensão imediata de novos investimentos por parte do grupo su… -
Campo Maior lança curso de Nadador-Salvador
O Município de Campo Maior anunciou, na sua página de Facebook, a realização de um Curso d…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Carnaval: Foliões e grupos de mascarados desfilaram em Vila Viçosa
O Desfile de Carnaval de Vila Viçosa, promovido pelo Município e pela associação Calipofol… -
Campo Maior: Desfile de Carnaval com centenas de foliões
O Desfile de Carnaval do Município de Campo Maior realizou-se na tarde de sábado, dia 14 d…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Sábado com temperaturas a rondarem os 20º graus
Céu pouco nublado ou limpo. Acentuado arrefecimento noturno. Formação de geada no interior…