Duas associações de Évora uniram esforços e criaram um projeto considerado inovador de inclusão pelas artes, que vai envolver pessoas com doença mental em sessões de expressão artística e criativa e encontros com artistas, foi hoje divulgado.
Denominado “Nós: primeira pessoa do plural”, o projeto vai ser desenvolvido pela Associação Cultural Pó de Vir a Ser e pela MetAlentejo – Associação para o Bem-Estar Psicossocial na Comunidade, ambas com sede em Évora.
Com apresentação marcada para sábado, Dia Mundial da Saúde Mental, nas instalações da Associação Pó de Vir a Ser, o projeto pretende promover o bem-estar, autoestima e inclusão de pessoas com doença mental e fomentar a literacia em saúde mental na comunidade.
O projeto “Nós: primeira pessoa do plural”, adiantaram os promotores, vai ter uma duração de 10 meses e realiza-se no âmbito do Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).
A iniciativa, sublinharam, vai ser desenvolvida “numa perspetiva de partilha e horizontalidade, desenvolvida para combater o estigma, os preconceitos e a iliteracia em saúde mental e para promover, através da expressão artística, a autovalorização, a participação e a inclusão de todas as pessoas na sociedade”.
Segundo os promotores, vão participar pessoas com doença mental moderada ou grave direcionadas pela MetAlentejo em articulação com os serviços de saúde mental, nomeadamente o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo de Évora.
Os participantes, em grupos de um máximo de 10 pessoas, vão desenvolver práticas de expressão artística e criativa nas instalações da Associação Pó de Vir a Ser, no antigo Matadouro de Évora.
Semanalmente, indicaram, haverá um encontro com os artistas ou mediadores culturais para sessões de ação criativa, estando garantido, em simultâneo, o acompanhamento individual dos participantes, em ambiente terapêutico, por um técnico especialista em saúde mental.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Covid-19: Transferência de idosos infetados em lar de Vila Viçosa prevista para quarta-feira

Vila Viçosa …