Um troço da antiga muralha do período romano de Évora, no centro histórico da cidade, foi posto a descoberto pela derrocada de parte do muro de um imóvel particular e vai ficar visível para os transeuntes.
“É uma parte da muralha que teve fundação romana, que foi demolida e reconstruída outra vez e depois foi tapada”, revelou hoje à agência Lusa Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora.
Este troço de muralha tem cerca de cinco metros de comprimento e permite mostrar “uma série de fases históricas de forma bastante clara” da também chamada “cerca velha” da cidade, sublinhou o responsável.
O pequeno troço da muralha romana de Évora ficou à vista, em maio, na sequência da derrocada de parte do muro de um imóvel particular, situado entre a Rua do Conde da Serra da Tourega, a Rampa de São Miguel e o Largo dos Colegiais.
A muralha nesta zona, precisou, estava tapada pelo muro e pela quota do jardim do imóvel privado e por reboco.
“Já sabíamos que ela ali passava, já existiam estudos e, mesmo com análises da vista aérea e topografia, era claro que a muralha passava ali, só que, como estava tapada e parte dela estava enterrada, nunca a tínhamos conseguido ver”, realçou.
Ricardo Sarmento notou que, na sequência da derrocada, “foi possível ver a muralha e naturalmente estudá-la”, numa parceria entre o proprietário do imóvel, a Câmara de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
“O muro já foi reconstruído e grande parte daquilo que tinha sido posto à vista pela derrocada já está tapado, sendo que outra parte vai ficar à vista de forma a que seja visível a partir da via pública” pelos transeuntes, adiantou.
O funcionário da Câmara de Évora assinalou que este troço da muralha romana da cidade junta-se a outros que estão visíveis, como no Jardim dos Colegiais, no Jardim Diana e nas Portas de Moura.
-
“À Noite no Património” levou participantes à descoberta das igrejas históricas de Elvas
A iniciativa “À Noite no Património”, promovida pelo Município de Elvas ao longo do ano, v… -
Lusitano de Évora empata com Benfica B em jogo de preparação no Seixal
O Benfica B, da II Liga portuguesa de futebol, empatou hoje 1-1 frente ao Lusitano de Évor… -
Campanha da APA que alerta para a urgência de uma separação adequada dos resíduos vai estar no Rossio em Évora
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinala o início do verão com uma ação de comunica…
Carregar mais artigos relacionados
-
Calor alivia… mas pouco
Céu pouco nublado ou limpo. Pequena descida de temperatura no interior Norte e Centro. … -
Elvas: Despiste no Caia provoca dois feridos
O despiste de uma viatura na rotunda de acesso à A6, no Caia, concelho de Elvas, provocou …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Calor alivia… mas pouco
Céu pouco nublado ou limpo. Pequena descida de temperatura no interior Norte e Centro. … -
Elvas: Despiste no Caia provoca dois feridos
O despiste de uma viatura na rotunda de acesso à A6, no Caia, concelho de Elvas, provocou …
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Calor alivia… mas pouco
Céu pouco nublado ou limpo. Pequena descida de temperatura no interior Norte e Centro. …