Um troço da antiga muralha do período romano de Évora, no centro histórico da cidade, foi posto a descoberto pela derrocada de parte do muro de um imóvel particular e vai ficar visível para os transeuntes.
“É uma parte da muralha que teve fundação romana, que foi demolida e reconstruída outra vez e depois foi tapada”, revelou hoje à agência Lusa Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora.
Este troço de muralha tem cerca de cinco metros de comprimento e permite mostrar “uma série de fases históricas de forma bastante clara” da também chamada “cerca velha” da cidade, sublinhou o responsável.
O pequeno troço da muralha romana de Évora ficou à vista, em maio, na sequência da derrocada de parte do muro de um imóvel particular, situado entre a Rua do Conde da Serra da Tourega, a Rampa de São Miguel e o Largo dos Colegiais.
A muralha nesta zona, precisou, estava tapada pelo muro e pela quota do jardim do imóvel privado e por reboco.
“Já sabíamos que ela ali passava, já existiam estudos e, mesmo com análises da vista aérea e topografia, era claro que a muralha passava ali, só que, como estava tapada e parte dela estava enterrada, nunca a tínhamos conseguido ver”, realçou.
Ricardo Sarmento notou que, na sequência da derrocada, “foi possível ver a muralha e naturalmente estudá-la”, numa parceria entre o proprietário do imóvel, a Câmara de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
“O muro já foi reconstruído e grande parte daquilo que tinha sido posto à vista pela derrocada já está tapado, sendo que outra parte vai ficar à vista de forma a que seja visível a partir da via pública” pelos transeuntes, adiantou.
O funcionário da Câmara de Évora assinalou que este troço da muralha romana da cidade junta-se a outros que estão visíveis, como no Jardim dos Colegiais, no Jardim Diana e nas Portas de Moura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Polícia Judiciária detém suspeito de pornografia de menores em Évora

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção, em flagrante delito, de um homem de 56 anos…