O presidente da Juventude Popular (JP), estrutura que representa os jovens do CDS-PP, instou os deputados daquela estrutura nas assembleias municipais do país a não participarem no processo eleitoral para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento regional (CCDR).
Numa carta endereçada aos cerca de “60 ou 70” jovens deputados, Francisco Mota considera que “este processo é uma farsa democrática” e desafia todos os deputados municipais da JP a denunciar “o triste espetáculo a que querem colocar todos os deputados municipais”.
O presidente da JP pede também aos eleitos que deem “um sinal claro de liberdade e independência ao recusarem participar no acto eleitoral”, argumentando que este processo é “uma regionalização encapotada patrocinada por PS e PSD, sem que assumam o seu objectivo final” e salientando que “depois da farsa eleitoral, o presidente da CCDR eleito não responderá perante quem o elegeu – os membros da assembleia municipal ou os presidentes de câmara – que formalmente nunca foram considerados ou ouvidos”.
Assim, o líder dos jovens centristas defende que o assunto seja debatido de “forma clara, livre e amplamente participada”, considerando que “há um objectivo claro de ilusionismo com a participação dos representantes locais, numa lógica de democracia representativa, envolvendo todos os partidos, para que tudo na verdade fique na mesma”.
“Representando a Juventude Popular e, a partir dela, as novas gerações que se pautam por uma participação democrática isenta, de pensamento e expressão livres, jamais poderemos ser cúmplices de um crime ético e moral que volta a manchar a classe política e o sistema democrático, afastando cada vez mais as pessoas dos agentes políticos. Este é mais um acto de desgaste da política e, infelizmente, mais um argumento para que o populismo vingue na opinião pública”, critica Francisco Mota.
Pela primeira vez, mais de 10.000 autarcas, entre presidentes de câmara, vereadores, membros das assembleias municipais e presidentes de junta, vão eleger os presidentes e um vice-presidente de cada uma das cinco CCDR, concretamente Norte, Centro, Lisboa e Vale to Tejo, Alentejo e Algarve.
A Direção-Geral das Autarquias Locais divulgou na terça-feira que foram aceites seis candidaturas à presidência das cinco CCDR, três das quais de atuais presidentes, nas eleições marcadas para 13 de outubro.
Os atuais presidentes das CCDR do Centro, a ex-autarca de Leiria Isabel Damasceno, de Lisboa e Vale do Tejo, a arquiteta Teresa Almeida, e do Alentejo, o economista Roberto Grilo, são candidatos.
No Alentejo há mais um candidato, o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva.
À CCRD do Norte o candidato é o ex-reitor da Universidade do Minho António Cunha e ao Algarve candidata-se o ex-secretário de Estado das Pescas José Apolinário, que pediu para sair do Governo precisamente para se candidatar.
Até agora os presidentes das cinco CCDR – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – eram nomeados pelo Governo.
As CCDR são serviços desconcentrados da Administração Central, dotados de autonomia administrativa e financeira, incumbidos de executar medidas para o desenvolvimento das respetivas regiões, como a gestão de fundos comunitários.
FM (RCS) // SF
Lusa
-
Técnicos da CIMAA participaram em workshop sobre espécies invasoras em Castelo de Vide
Três técnicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participaram no worksh… -
Eleições do Sport Lisboa e Benfica: Rui Costa vence em Elvas
Nas eleições do Sport Lisboa e Benfica realizadas ontem, dia 25 de Outubro, a Casa do Benf… -
Depois das urnas, o diálogo: José Rondão Almeida reúne com forças partidárias
José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas atualmente em exercício e ele…
Carregar mais artigos relacionados
-
Arronches mergulha no Natal com três dias de festa no Mercado Municipal
O Mercadinho de Natal de Arronches abriu portas no passado sábado, 6 de Dezembro, e prolon… -
Campo Maior: Jardim de Natal enche ruas de cor e encanto
No dia 6 de Dezembro, Campo Maior começou a viver o espírito natalício com a iniciativa co… -
Vila Fernando em festa para celebrar Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira de Portugal e de Vila Fernando. Para prestar home…
Carregar mais artigos por Redacção
-
CEN reuniu família desportiva em noite de reconhecimento e convívio
A segunda Gala do Clube Elvense de Natação (CEN) decorreu na noite de sábado, dia 6 de Dez… -
Vila Fernando em festa para celebrar Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira de Portugal e de Vila Fernando. Para prestar home… -
Sociedade Recreativa de Vila Fernando acolhe exposição de Raul Jesus
Uma exposição de artes plásticas de Raul Manuel Jesus foi inaugurada ao início da tarde de…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Arronches mergulha no Natal com três dias de festa no Mercado Municipal
O Mercadinho de Natal de Arronches abriu portas no passado sábado, 6 de Dezembro, e prolon…