O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a brasileira ELIO “uniram-se” para criar uma nova empresa que quer “revolucionar o setor agroflorestal”, através de novos serviços baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados.
Esta nova empresa conjunta, designada ELIO Tecnologia, é lançada na sexta-feira, nas instalações do CEiiA no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.
Na sessão de lançamento, a partir das 11:30, estão previstas as presenças dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Agricultura, Manuel Heitor e Maria do Céu Antunes, respetivamente, sendo ainda abordados os desafios do setor agroflorestal, como a integração da tecnologia como resposta às temáticas da Agenda da Inovação para a Agricultura 2030.
O CEiiA, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, revelou que a “ambição” da ELIO Tecnologia é “revolucionar o setor agroflorestal através da monitorização e gestão autónoma de ativos, transformando dados em ‘insights’ de negócio”, ou seja, gerando “novos negócios na digitalização da agricultura e florestas”.
A “meta de curto prazo” desta ‘joint-venture’ é a colocação no mercado europeu de “soluções tecnológicas que ajudarão a proporcionar ao setor da agricultura maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica”.
“A ELIO Tecnologia é o resultado da valorização da ciência, tecnologia e conhecimento sob a forma de novos produtos e serviços com impacto económico e societal”, frisou o CEiiA.
A nova empresa “visa o desenvolvimento, industrialização e comercialização de novos serviços para o setor agrícola, baseados em Veículos Aéreos Não Tripulados, como drones e dirigíveis (ELIO Airship)”, precisou.
O ELIO Airship é “um dirigível inovador”, com recurso a Inteligência Artificial (IA), que vai “ser industrializado nesta nova empresa” e terá capacidade para “percorrer grandes distâncias, com cargas até 250 quilos”, revelaram os promotores.
“Esta parceria estratégica com a ELIO permite ao CEiiA evoluir na área Veículos Aéreos Não Tripulados com a integração de IA, Aprendizagem Automática e Inteligência Visual para a monitorização e gestão de ativos, transformando dados em valor económico” e “aplicados à agricultura de nova geração”, destacou Tiago Rebelo, diretor de Desenvolvimento de Produto do CEiiA.
Já Rui Ribeiro, o presidente executivo (CEO) da ELIO, salientou que a parceria permite à sua empresa “reforçar o percurso no panorama mundial” da agro-tecnologia, “agregando competências complementares em Veículos Aéreos Não Tripulados, Inteligência Artificial e Ciência de Dados”.
“Este é um importante passo para um projeto industrial que surge com especial relevância num quadro de recuperação dos efeitos desastrosos sobre a economia causados pela pandemia” de covid-19, assegurou o responsável da empresa brasileira, líder na integração de tecnologia aeronáutica, sensores e algoritmos de IA no mercado agroflorestal.
-
Homem morre após despiste de motociclo em Évora
Um homem de 76 anos morreu hoje na sequência do despiste do motociclo que conduzia no Cami… -
Cocaína, heroína e haxixe apreendidos em Évora: dois homens detidos pela PSP
Dois homens, de 42 e 52 anos, foram detidos pela PSP por suspeitas de tráfico de droga em … -
Homem de 26 anos detido por tentativa de homicídio de motorista de TVDE em Évora
Um homem, de 26 anos, foi detido pela PSP, hoje de madrugada, em Évora, por suspeitas de t…
Carregar mais artigos relacionados
-
Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos
A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm… -
Portalegre soma títulos no Nacional de Kempo com Guilherme Garção eleito o melhor atleta
O Clube de Karate e Atividade Física de Portalegre (CKAFP) esteve em grande destaque no Ca… -
XIV Encontro de Volkswagen Carocha homenageou Joaquim Firmino Costa Pinto
Conforme este semanário informou, aconteceu no dia 30 de Maio, por ser o último sábado de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Rádio Telefonia do Alentejo celebra 30 anos
A Rádio Telefonia do Alentejo (RTA) assinala hoje, 1 de Junho, o seu 30.º aniversário, com… -
Festa da Diocese levou centenas a Vila Viçosa
A jornada transformou o Santuário da Padroeira de Portugal num grande sinal de comunhão, e… -
UCC Monforte assinala Dia Mundial Sem Tabaco
Todos os anos, a 31 de Maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala o Dia Mundial S…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos
A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…