A Câmara de Estremoz vai avançar com a obra de recuperação do espaço envolvente às muralhas da Porta de Santa Catarina, criando uma zona verde de recreio e lazer, revelou hoje o município.
O presidente da autarquia, Francisco Ramos, indicou à agência Lusa que a obra, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), começa na segunda-feira e envolve um investimento de 680 mil euros, sem IVA, com uma comparticipação financeira de fundos comunitários, no âmbito do Alentejo 2020.
Segundo o autarca, está previsto que a obra fique concluída no final de janeiro de 2021.
O espaço onde vai decorrer a intervenção situa-se na envolvente das muralhas e da Porta de Santa Catarina, classificados como monumento nacional.
Aquele espaço, de acordo com o município, está atualmente em piso de terra batida e o projeto de requalificação incide na criação de um espaço verde de recreio e lazer que pretende enquadrar o monumento e proporcionar uma zona de travessia entre o centro da cidade e as escolas e áreas residenciais periféricas.
No local vai ser erigido o Monumento ao Boneco de Estremoz, da autoria do artista plástico Armando Alves, natural da cidade alentejana, de homenagem aos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, e aos artesãos desta arte.
A “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”, vulgarmente conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em dezembro de 2017.
A autarquia indica ainda que a partir de segunda-feira o estacionamento de viaturas no espaço envolvente à Porta de Santa Catarina está interdito até ao final dos trabalhos.
Como alternativa, em especial no que diz respeito ao estacionamento de viaturas pesadas, o município sugere a utilização do parque de estacionamento situado na zona industrial.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Covid-19: Sobe para seis o número de internados ligados ao surto de Vila Viçosa

O número de idosos infetados com covid-19 internados no hospital de Évora relacionados com…