A Câmara de Estremoz vai avançar com a obra de recuperação do espaço envolvente às muralhas da Porta de Santa Catarina, criando uma zona verde de recreio e lazer, revelou hoje o município.
O presidente da autarquia, Francisco Ramos, indicou à agência Lusa que a obra, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), começa na segunda-feira e envolve um investimento de 680 mil euros, sem IVA, com uma comparticipação financeira de fundos comunitários, no âmbito do Alentejo 2020.
Segundo o autarca, está previsto que a obra fique concluída no final de janeiro de 2021.
O espaço onde vai decorrer a intervenção situa-se na envolvente das muralhas e da Porta de Santa Catarina, classificados como monumento nacional.
Aquele espaço, de acordo com o município, está atualmente em piso de terra batida e o projeto de requalificação incide na criação de um espaço verde de recreio e lazer que pretende enquadrar o monumento e proporcionar uma zona de travessia entre o centro da cidade e as escolas e áreas residenciais periféricas.
No local vai ser erigido o Monumento ao Boneco de Estremoz, da autoria do artista plástico Armando Alves, natural da cidade alentejana, de homenagem aos bonecos de Estremoz, distinguidos pela UNESCO, e aos artesãos desta arte.
A “Produção de Figurado em Barro de Estremoz”, vulgarmente conhecida como bonecos de Estremoz, foi classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em dezembro de 2017.
A autarquia indica ainda que a partir de segunda-feira o estacionamento de viaturas no espaço envolvente à Porta de Santa Catarina está interdito até ao final dos trabalhos.
Como alternativa, em especial no que diz respeito ao estacionamento de viaturas pesadas, o município sugere a utilização do parque de estacionamento situado na zona industrial.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Tânia Morais Rico propõe uma leitura sobre Eça, escrito por Mário Cláudio. Leia “As Batalhas do Caia”

"As Batalhas do Caia", de Mário Cláudio, é um livro muito curioso. O autor, escreve o roma…