Os ministros da Administração Interna e da Educação, Eduardo Cabrita e Tiago Brandão Rodrigues, estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 23, na Escola E.B 2,3 Nº 2 de Elvas, ciclo da Boa Fé, e sede do Agrupamento de Escolas Nº1 de Elvas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, a directora do Agrupamento, Paula Rondão Almeida, assim como representantes da PSP distrital e local, integraram uma visita oficial para assinalar o início do ano letivo 2020/2021.

No pavilhão desportivo da escola, o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro, abordou este tema, relembrando aos alunos presentes a necessidade de cumprir todas as normas de segurança para prevenção da Covid-19, como a lavagem frequente das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, referiu a missão “que todos temos de nos proteger e proteger os que nos são mais próximos”, e que é fundamental implementar também nas escolas, cumprindo todas as medidas de prevenção de propagação do vírus.

Tiago Brandão Rodrigues explicou que este regresso à escola “é muito importante”, salientando que “independentemente de todo o trabalho que tem sido feito pelas escolas, os estudantes devem cumprir todas estas regras. Neste aspeto, destacou também o papel das forças de segurança, “a PSP, no vosso caso, é alguém que ajuda todos os dias e sensibiliza, mostrando todas as regras de segurança, dentro e fora da escola”.

O ministro Eduardo Cabrita referiu que a principal prioridade, na área da segurança, desde Março, “passou assegurar a saúde, a vida de todos”. Dirigindo-se aos alunos mencionou que “o trabalho que foi feito pelos professores, com o ensino à distância, foi fantástico, mas não há nada igual a estarmos na escola, com professores, comunidade educativa e os amigos, daí ser muito importante o que está a acontecer nas últimas semanas”.

O governante disse ainda que é fundamental assegurar que “a saúde seja garantida a partir da escola, que a cidade de Elvas, o Alentejo e Portugal sejam exemplos na forma de combater esta pandemia. É esse o compromisso também da Polícia de Segurança Pública”.

Esta ação pretendeu sensibilizar a comunidade educativa para as regras de controlo da pandemia, adotadas pelas escolas e as campanhas de sensibilização.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Borba, Vila Viçosa, Redondo e Estremoz entre os concelhos com dever de recolhimento e teletrabalho obrigatório

Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever c…