O Conselho Regional da CCDR Alentejo aprovou em reunião extraordinária, na passada segunda-feira, dia 14, o documento de orientação estratégica no horizonte 2030: “A Estratégia Regional do Alentejo 2030”.
A reunião, que decorreu no auditório da CCDRA, em Évora, contou com a presença, para além dos membros do Conselho Regional, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.
A ministra da Coesão Territorial considerou que o documento aprovado reflecte o sentir da região, que a distingue de todas as outras.
Ana Abrunhosa referiu ainda que foi aprovado um documento dinâmico e que agora o que é importante é que se passe “da estratégia aos vários programas de acção e aos projectos, porque só a execução é que de facto resolve e altera os problemas da região”.
Na sua intervenção, Roberto Pereira Grilo, presidente da CCDR Alentejo, referiu que a Estratégia Regional Alentejo 2030 é o resultado de um trabalho de colaboração entre os diversos stakeholders, que através dos seus contributos permitiram chegar a um documento que “procura contribuir para a construção de respostas a um conjunto de desafios que persistem, com intensidades distintas”, isto apesar “ do trabalho realizado e dos resultados de um ciclo de intervenção de políticas públicas e de investimentos dos municípios, das empresas e das associações”.
A aprovação do documento por parte dos conselheiros foi motivo de satisfação para Roberto Grilo, que realçou o relevante papel da CCDRA e dos seus parceiros nos trabalhos de preparação de um novo ciclo de desenvolvimento regional, sempre balizado por referências de planeamento e programação a nível europeu e nacional.
O processo da sua elaboração, enquanto instrumento da região (e não apenas para a região), disse, exigirá de todos os actores o sentido crítico que motiva as expectativas de correcções ou novas dinâmicas, recorrendo à capacidade e solidariedade colectivas de uma visão estratégica regional.
Referiu ainda, na sua intervenção, a liderança da CCDR, em interacção próxima com o Conselho Regional e os seus membros, na dinamização, desde o início e em diversos momentos-chave, da participação dos parceiros económicos, sociais e territoriais da região.
Este importante documento “resulta de uma participação empenhada e tecnicamente qualificada” e representa uma “plataforma de entendimento e responsabilização da região no que se refere ao futuro a médio prazo”.
Sendo um documento dinâmico vai ainda melhorar, mas o “princípio de convergência no planeamento estratégico a médio prazo aponta aquele que é o caminho que se pretende para uma região, no caso do Alentejo, fazendo dele notar que há especificidades dentro da própria região Alentejo que é preciso manter e que acabam por ser um garante da sua identidade como tal.
-
Técnicos da CIMAA participaram em workshop sobre espécies invasoras em Castelo de Vide
Três técnicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participaram no worksh… -
CCDR Alentejo IP/Alentejo 2030 e Instituto Politécnico de Beja reforçam cooperação e lançam nova Pós-Graduação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo IP),… -
Alentejo 2030 abre concurso para Cursos Técnicos Superiores Profissionais em instituições públicas de ensino superior
Está aberto o aviso de concurso destinado ao apoio à criação e funcionamento de Cursos Téc…
Carregar mais artigos relacionados
-
Conhece Aimée Alves?
Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl… -
Tradição da ronca ecoou no Coliseu de Elvas
O Coliseu de Elvas encheu-se de música, tradição e espírito natalício na manhã de terça-fe…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Campo Maior: Centro de Talentos Alice Nabeiro participou no Festival dos Grous
A participação dos alunos do pré-escolar do Centro de Talentos Alice Nabeiro (CTAN) no VII… -
Banda da Sociedade Filarmónica Galveense a caminho do centenário
A Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, um dos símbolos vivos da cultura no concelho d… -
Arronches mergulha no Natal com três dias de festa no Mercado Municipal
O Mercadinho de Natal de Arronches abriu portas no passado sábado, 6 de Dezembro, e prolon…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Albufeiras do distrito com média de armazenamento acima dos 71%
As principais albufeiras do distrito de Portalegre apresentam uma média de armazenamento d…