A primeira conferência do ciclo “Conhecer o Azulejo” vai decorrer no sábado, às 16 horas, no Museu Berardo Estremoz, tendo como orador o historiador José Meco, actualmente “o maior especialista de azulejaria portuguesa”, divulgou a câmara municipal.
Esta conferência, sobre o tema “Azulejo de Estremoz”, pretende mostrar “uma breve panorâmica sobre a preciosa azulejaria existente em Estremoz”, no distrito de Évora, que é “uma das cidades portuguesas mais ricas desta arte”.
Em Estremoz, segundo o município, numerosas igrejas, antigos conventos, capelas, passos e palácios apresentam “excelentes azulejos” de alguns dos “maiores mestres”, como Manuel dos Santos, António e Policarpo de Oliveira Bernardes, Teotónio dos Santos, Nicolau de Freitas, Valentim de Almeida e Francisco de Paula e Oliveira.
Na cidade de Estremoz há também “excelentes exemplos de azulejos de fachada do século XIX e conjuntos modernistas e historicistas da primeira metade do século XX”, cuja divulgação deve “ser incentivada” em complemento do novo Museu Berardo Estremoz, refere a autarquia.
Segundo a câmara municipal, por causa das limitações impostas pelas medidas de combate à pandemia de covid-19, a lotação da sala onde vai decorrer a conferência “Azulejo de Estremoz” vai ser de apenas 30 lugares, pelo que, para se assistir, terá de ser efectuada uma marcação prévia para o Museu Berardo Estremoz, e aguardar a confirmação de disponibilidade de lugar.
O ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo” é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação de Colecções.
O Museu Berardo Estremoz, que integra aquela que é considerada a “maior e mais importante” colecção privada de azulejos de Portugal, recebeu mais de 10 mil visitantes desde a sua abertura, em 25 de Julho deste ano, e até ao dia 30 de Agosto.

TCA // MAG
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Etelvina Castel-Branco, Luísa Currito e São Silveirinha marcam presença no II Encontro Mulherio das Letras Portugal

As elvenses Etelvina Castel-Branco, Luísa Currito e São Silveirinha integram a segunda edi…