A primeira conferência do ciclo “Conhecer o Azulejo” vai decorrer no sábado, às 16 horas, no Museu Berardo Estremoz, tendo como orador o historiador José Meco, actualmente “o maior especialista de azulejaria portuguesa”, divulgou a câmara municipal.
Esta conferência, sobre o tema “Azulejo de Estremoz”, pretende mostrar “uma breve panorâmica sobre a preciosa azulejaria existente em Estremoz”, no distrito de Évora, que é “uma das cidades portuguesas mais ricas desta arte”.
Em Estremoz, segundo o município, numerosas igrejas, antigos conventos, capelas, passos e palácios apresentam “excelentes azulejos” de alguns dos “maiores mestres”, como Manuel dos Santos, António e Policarpo de Oliveira Bernardes, Teotónio dos Santos, Nicolau de Freitas, Valentim de Almeida e Francisco de Paula e Oliveira.
Na cidade de Estremoz há também “excelentes exemplos de azulejos de fachada do século XIX e conjuntos modernistas e historicistas da primeira metade do século XX”, cuja divulgação deve “ser incentivada” em complemento do novo Museu Berardo Estremoz, refere a autarquia.
Segundo a câmara municipal, por causa das limitações impostas pelas medidas de combate à pandemia de covid-19, a lotação da sala onde vai decorrer a conferência “Azulejo de Estremoz” vai ser de apenas 30 lugares, pelo que, para se assistir, terá de ser efectuada uma marcação prévia para o Museu Berardo Estremoz, e aguardar a confirmação de disponibilidade de lugar.
O ciclo de conferências “Conhecer o Azulejo” é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz e da Associação de Colecções.
O Museu Berardo Estremoz, que integra aquela que é considerada a “maior e mais importante” colecção privada de azulejos de Portugal, recebeu mais de 10 mil visitantes desde a sua abertura, em 25 de Julho deste ano, e até ao dia 30 de Agosto.

TCA // MAG
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Tânia Morais Rico propõe uma leitura sobre Eça, escrito por Mário Cláudio. Leia “As Batalhas do Caia”

"As Batalhas do Caia", de Mário Cláudio, é um livro muito curioso. O autor, escreve o roma…