Seis municípios celebraram acordos de regularização de dívida à empresa Águas do Vale do Tejo, no valor global de 24 milhões de euros, ao abrigo do regime excecional para a resolução de dívidas municipais criado no âmbito da pandemia.
O anúncio foi feito hoje pela empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT), referindo que recentemente foram celebrados acordos para a cessão de créditos da AdVT ao BEI – Banco Europeu de Investimentos relativamente às dívidas dos municípios de Belmonte, Évora, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Lourinhã e Sousel, num valor global de 24 milhões de euros.
Estes acordos foram celebrados ao abrigo do novo enquadramento legal de procedimentos e condições excecionais para a resolução das dívidas municipais, permitindo aos municípios o alargamento do período de pagamentos até aos 25 anos, taxas de juros mais favoráveis e o benefício de uma redução de juros de 30%, acrescentou.
“A concretização da cessão de créditos permite que a empresa incremente a sua disponibilidade financeira para investimentos em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento, que permitirão reforçar a fiabilidade dos serviços que presta”, salientou também a AdVT.
O regime excecional que dá aos municípios a possibilidade de celebração de novos acordos de regularização de dívida relativos às faturas de serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais entre abril e junho de 2020, desde que liquidem no mínimo 50% do seu valor, foi publicado em maio.
O diploma teve em conta a previsão do aumento do incumprimento de pagamentos de faturas da água por parte dos consumidores finais e também, em consequência, das autarquias, em resultado da situação de pandemia.
A medida abrange os municípios que celebraram acordos de regularização de dívidas por empréstimo contratado com o BEI, que atingem um total de 70 milhões de euros, de acordo com o Governo.
O executivo afirmou então existir ainda uma folga de 130 milhões que podem ser contratados entre as autarquias e o BEI.
Este regime transitório contém ainda um mecanismo que permite que, ao abrigo destes acordos, os limites da dívida municipal possam ser ultrapassados e estabelece que as dívidas não impedem o acesso a financiamento comunitário ou qualquer outro apoio para investimento no setor.
RCS // ROC
-
Alentejo 2030: CCDR Alentejo anuncia reforço de 45,5ME para municípios nas áreas da habitação e água
O programa Alentejo 2030 reforçou em 45,5 milhões de euros a dotação destinada aos municíp… -
Freguesia da Terrugem terá interrupção no abastecimento de água entre as 09h00 e as 12h00 de sexta-feira
A Aquaelvas informou, através de um comunicado de imprensa, que amanhã, dia 15 de Maio, s… -
Elvas: Corte de água na Estrada de Santa Rita na manhã de quarta-feira
A empresa Aquaelvas informou que irá proceder a um corte no abastecimento de água numa zon…
Carregar mais artigos relacionados
-
ADRCJSVV revalida títulos nacionais em bala a 50 metros
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa (ADRC… -
Já são conhecidos os adversários de “O Elvas” para a pré-temporada
O Elvas anunciou na sexta-feira, dia 18 de julho, através das suas redes sociais, o calend… -
Município de Vila Viçosa associa-se à Campanha Nacional de Sensibilização para as Demências
O Município de Vila Viçosa juntou-se à divulgação da Campanha Nacional de Sensibilização p…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Campo Maior: Sardinhas, música e boa disposição à mesa do Grupo Motard
O Grupo Motard de Campo Maior organizou, no dia 11 de Julho, uma sardinhada aberta a toda … -
Gavião: Centro de Saúde vai ser requalificado
O Centro de Saúde de Gavião vai ser alvo de uma intervenção de requalificação, num investi… -
Abcesso numa pata adia viagem de Kariba para o Santuário de Elefantes
A chegada da elefanta Kariba ao santuário localizado entre os concelhos de Vila Viçosa e A…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
ADRCJSVV revalida títulos nacionais em bala a 50 metros
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa (ADRC…