A operação de reabilitação urbana no centro histórico de Elvas está em discussão pública até 23 de Setembro, informou o município.

O projecto de operação de reabilitação urbana, segundo explica a autarquia, surge por “um estudo feito ao Centro Histórico de Elvas onde se concluiu que, do total de 2629 edifícios existentes, cerca de 683 estão devolutos, correspondendo a cerca de 855 alojamentos. Destes, 50 edifícios estão em estado de ruína e 63 em mau estado e carecem de intervenção urgente”.

No documento conclui-se ainda que “os efeitos urbanísticos mais directos dessa desvalorização são o desaparecimento de práticas ancestrais de vivências urbanas, que dão um carácter próprio aos centros históricos; o envelhecimento da população; a degradação e a falta de população nas zonas centrais e o crescimento de áreas urbanas extramuros”.

Sendo a cidade uma organização de espaços público e privados, cuja função principal é prestar serviços aos seus habitantes e às populações. “Pretende-se que a cidade de Elvas se evidencie como um importante destino turístico, pelo que é pertinente requalificar e revitalizar o núcleo histórico da cidade de Elvas, tornando-o vivo, não só na promoção da melhoria da qualidade de vida dos residentes, mas também promovendo a criação de um centro cultural e turístico dinâmico”, vinca o município.

Os interessados podem consultar os documentos relativos ao plano no Balcão Único e no site da Câmara Municipal de Elvas em: http://www.cm-elvas.pt/viver/planos-em-consulta-publica/.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…