A Câmara de Montemor-o-Novo prolongou, pelo menos até 14 de setembro, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PME), deliberado em 17 de agosto pela Comissão Municipal de Proteção Civil, informou hoje o município.
O despacho, assinado na segunda-feira pela presidente da câmara, Hortênsia Menino, justifica a decisão com “a Situação de Alerta para o distrito de Évora até às 23:59 de 14 de setembro”, declarada pelo Conselho de Ministros de 28 de agosto e o impacto do surto de covid-19 “registado no concelho vizinho de Mora e que, entretanto, se estendeu a Montemor-o-Novo”, além do “número de casos ativos, [que eram 36] à data”.
O documento refere, ainda, a preocupação com o impacto da covid-19 na população em geral “e particularmente nos grupos de risco, nomeadamente os utentes das Estruturas Residenciais Para Idosos” e as “recomendações da Autoridade de Saúde Pública” para o reforço de medidas de proteção da população.
“A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil, em prol do apoio às Autoridades de Saúde Pública e à população, assegurando a articulação da comunidade e das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, diz o despacho assinado pela autarca.
Entretanto, o surto de Montemor-o-Novo baixou na quinta-feira para 25 casos ativos, com 10 novos casos curados em relação ao dia anterior (são já 14 os casos curados no atual surto) e de apenas um novo caso ativo no concelho, que já estava “inserido em cadeia de transmissão conhecida e previamente em quarentena”, de acordo com o boletim divulgado pela Câmara Municipal.
O surto de covid-19 em Montemor-o-Novo foi divulgado em 17 de agosto pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, referindo que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora.
Portugal contabiliza hoje pelo menos 1.833 mortos associados à covid-19 em 59.457 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Coronavírus

Veja também

Antigo autarca de Vila Viçosa eleito pelo PS declara apoio ao Chega

O antigo autarca de Vila Viçosa Luís Caldeirinha Roma, eleito como independente pelo PS, d…