A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a intervenção de alteração do ‘layout’ da Estação de Torre das Vargens, na Linha do Leste, num investimento de 550 mil euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a IP refere que esta intervenção, ocorrida na zona de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, permite aumentar o comprimento útil das linhas da estação ferroviária, para permitir o cruzamento de comboios com 750 metros.
“Tratou-se de uma intervenção que permite aumentar a operacionalidade da infraestrutura, potenciando a utilização da Linha do Leste para o transporte ferroviário de mercadorias, constituindo-se igualmente como alternativa à Linha da Beira Alta, principal eixo ferroviário de ligação a Espanha”, lê-se na nota.
   De acordo com a IP, esta obra contou com a construção de plataforma e via nova, a instalação de dois novos aparelhos de mudança de via e a renovação integral da superestrutura de via da linha geral da estação.
Além destes trabalhos, foi implementada, para a “melhoria da produtividade operacional” na estação, uma nova sinalização eletromecânica cuja conceção e instalação foi assegurada por meios internos, “fazendo uso do ‘know-how’ existente” ao nível da engenharia e das equipas de execução.
A Linha do Leste une, em Portugal, o Entroncamento e Elvas, fazendo ainda ligação a Badajoz, em Espanha.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Centro de Saúde do Crato com auto de recepção provisório da obra assinado

O novo centro de saúde do Crato já tem assinado o auto de recepção provisório da obra, nes…