A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a intervenção de alteração do ‘layout’ da Estação de Torre das Vargens, na Linha do Leste, num investimento de 550 mil euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a IP refere que esta intervenção, ocorrida na zona de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, permite aumentar o comprimento útil das linhas da estação ferroviária, para permitir o cruzamento de comboios com 750 metros.
“Tratou-se de uma intervenção que permite aumentar a operacionalidade da infraestrutura, potenciando a utilização da Linha do Leste para o transporte ferroviário de mercadorias, constituindo-se igualmente como alternativa à Linha da Beira Alta, principal eixo ferroviário de ligação a Espanha”, lê-se na nota.
   De acordo com a IP, esta obra contou com a construção de plataforma e via nova, a instalação de dois novos aparelhos de mudança de via e a renovação integral da superestrutura de via da linha geral da estação.
Além destes trabalhos, foi implementada, para a “melhoria da produtividade operacional” na estação, uma nova sinalização eletromecânica cuja conceção e instalação foi assegurada por meios internos, “fazendo uso do ‘know-how’ existente” ao nível da engenharia e das equipas de execução.
A Linha do Leste une, em Portugal, o Entroncamento e Elvas, fazendo ainda ligação a Badajoz, em Espanha.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…