O surto de covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora, manteve-se na quarta-feira com 35 casos activos, mas há agora mais uma pessoa internada no hospital, informou hoje o município.
De acordo com a autarquia, são, agora, três os casos de internamento hospitalar relacionados com o atual surto da doença, um dos quais na unidade de cuidados intensivos.
Os números incluem um caso ativo que já era conhecido antes do atual surto e referem-se aos resultados dos testes conhecidos até às 20:30 de quarta-feira, dia em que pela terceira vez, desde sábado, não houve registo de qualquer novo caso positivo no concelho.
A freguesia do Ciborro, com 14 testes positivos, continua a concentrar a maior parte dos casos ativos deste surto.
De acordo com a nota informativa emitida pela Câmara de Montemor-o-Novo, “continuam a ser feitos testes na comunidade e aos grupos profissionais que lidam com pessoas mais vulneráveis”.
A Câmara de Montemor-o-Novo ativou, em 17 de agosto, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil, que se encontra em vigor até ao dia 31.
“A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, explicou a presidente da câmara, Hortênsia Menino, em comunicado.
O surto de covid-19 em Montemor-o-Novo foi divulgado em 17 de agosto pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, referindo que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora, onde existem 61 infetados, de acordo com a última atualização fornecida pelas autoridades locais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Agrária de Elvas com 46 alunos colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso

Um total de 46 alunos preencheram as 99 vagas iniciais dos cursos da Escola Superior Agrár…