O número de casos ativos de covid-19 no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, subiu na sexta-feira para 32, mais dois do que no dia anterior, informou hoje o município.
Um dos novos casos detetados pertence à aldeia do Ciborro, confirmou a Junta de Freguesia em comunicado, elevando para 13 o número de casos ativos naquela localidade que continua a concentrar a maior parte dos testes positivos do atual surto.
No entanto, de acordo com a informação publicada, todos os testes efetuados aos trabalhadores da Junta de Freguesia presidida por Nélia Campino (CDU) tiveram, até ao momento, resultado negativo.
A testagem no concelho vai prosseguir ao longo dos próximos dias “na comunidade e aos grupos profissionais que lidam com pessoas mais vulneráveis”, de acordo com a nota emitida pela Câmara de Montemor-o-Novo.
Os números divulgados referem-se aos testes cujos resultados foram conhecidos até às 23:00 de sexta-feira e incluem um caso positivo já detetado anteriormente ao atual surto e dois internamentos hospitalares, um dos quais em unidade de cuidados intensivos.
A autarquia alentejana ativou, na segunda-feira, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil, que se encontra em vigor até ao dia 31 deste mês.
“A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, explicou a presidente da câmara, Hortênsia Menino, em comunicado.
O surto de covid-19 em Montemor-o-Novo foi divulgado na segunda-feira pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, referindo que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora, onde existem 54 infetados, de acordo com a última atualização fornecida pelas autoridades locais.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Mais de 70 obras de Almada Negreiros e Maria Keil no Museu da Tapeçaria de Portalegre

Setenta e sete obras produzidas por Almada Negreiros e Maria Keil estão em exposição no Mu…