O palacete seiscentista situado no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Borba, foi classificado como Monumento de Interesse Público (MIP), segundo uma portaria publicada em Diário da República (DR).
De acordo com a portaria, o imóvel constitui um dos vários exemplares de arquitectura senhorial seiscentista da vila, “tendo as fachadas sóbrias, rasgadas por janelas de verga recta e peitoril, que resguardam os interessantes elementos ornamentais setecentistas do interior, nomeadamente os do andar nobre, levantado sobre as adegas do piso térreo”.
Entre os elementos ornamentais incluem-se as pinturas murais atribuíveis ao pintor local José de Sousa de Carvalho, sobretudo o “tecto dos planetas” da entrada, os jardins, bosquetes e túneis de fantasia da galeria da escada central e as salas recobertas de trompe-l’oeils e decoração neoclássica e pompeiana da época de D. Maria I, nalguns casos totalmente pintadas e noutros exibindo diversos apontamentos de cenas campestres, mitológicas e alegóricas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Região

Veja também

São Mateus: Conheça o programa e ouça o hino do Senhor Jesus da Piedade

Tal como o “Linhas” avançou na edição de 3 de Setembro, o São Mateus, este ano, apenas con…