A PSP constituiu 11 arguidos e apreendeu telemóveis, computadores, documentação bancária e facturas nas 51 buscas realizadas numa acção de combate ao crime com recurso à aplicação MB Way, que provocou 2,4 milhões de euros de prejuízos.
Em comunicado a PSP adianta que as buscas foram realizadas nos concelhos de Avis, Almeirim, Monforte, Fronteira, Elvas, Campo Maior e Setúbal, as quais permitiram apreender dezenas de telemóveis, computadores portáteis e equipamento electrónicos, cartões telefónicos e diversa documentação bancária e facturas de compras. Foram ainda constituídos 11 arguidos por suspeitas de burla, burla informática, falsidade informática ou acesso ilegítimo.
A estratégia, explica a polícia, visa identificar, não apenas os autores materiais dos crimes, mas também quem retirava dividendos da prática dos mesmos, tendo sido desencadeada, em 5 de Junho, uma operação no Estabelecimento Prisional de Vale Judeus, onde foram realizadas cinco buscas e apreendida diversa prova.
Durante a investigação foram detectadas 185 ocorrências criminais, num total de 213 mil euros que se desenrolaram com base em relações de parentesco, afinidade, co-titularidades de contas bancárias, partilhas de cartões SIM, ou proximidade geográfica.
“Este tipo de ilícitos tem vindo a assumir valores muito relevantes, tendo a PSP registado desde o início de 2019 cerca de 3200 denúncias que provocaram prejuízos às vítimas superiores a 2,4 milhões de euros, subtraídos ilicitamente das contas bancárias. O maior volume de crimes verificou-se durante o primeiros quatro meses deste ano, chegando a ser registadas diariamente pela PSP mais de 35 ocorrências”, indica o comunicado.
O inquérito está a cargo do Departamento de Investigação Criminal da PSP e é dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
-
Quatro mortos na estrada e 144 detidos por excesso de álcool em dois dias
Quatro pessoas morreram nas estradas e 144 condutores foram detidos por excesso de álcool … -
Alentejo: Homem detido por violência doméstica fica com pulseira electrónica
Um homem, de 45 anos, foi detido em Évora pela PSP por violência doméstica e coação contra… -
Operação Natal da PSP e GNR regista 12 mortos e 929 feridos, 68 em estado grave
A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 8…
Carregar mais artigos relacionados
-
Conhece Aimée Alves?
Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl… -
Jovem elvense transforma lã em adubo orgânico
Aos 25 anos, Afonso da Ponte, diplomado em Agronomia pela Escola Superior de Biociências d…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Dois feridos graves no acidente em Moura helitransportados para Lisboa e Oeiras
Um ferido grave no despiste do automóvel ocorrido hoje no concelho de Moura foi helitransp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Conhece Aimée Alves?
Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…