A II Convenção Nacional do Chega foi hoje marcada para 19 e 20 de Setembro, na cidade alentejana de Évora, disse à Agência Lusa o presidente demissionário e deputado único do partido, André Ventura, que se recandidata.
A decisão foi tomada pela direcção do Chega e pela Mesa da Convenção e o evento vai seguir-se às eleições directas para a liderança, agendadas para 05 de Setembro. Questionado pela Lusa, Ventura confirmou que se vai recandidatar à liderança do partido.
A convenção “contará com a participação dos diversos partidos europeus, parte da família europeia do Chega, o grupo Identidade e Democracia (ID)”, garantiu Ventura.
André Ventura adiantou que a presença do presidente da ID, o belga Gerolf Annemans (Interesse Flamengo” “já está confirmada”, enquanto a francesa Marine Le Pen (Frente Nacional) e o italiano Matteo Salvini (Liga Norte) estão por confirmar.
Os dois dias de trabalho vão decorrer, “em princípio, na Arena da Universidade de Évora”, sendo antes eleitos 500 delegados de todo o país, já contando com membros inerentes e observadores.
O então presidente eleito vai propor nomes para a nova direcção e restantes órgãos sociais que terão de ser aprovados pela maioria dos delegados presentes.
Ventura foi eleito presidente da Direcção Nacional do Chega na I Convenção Nacional do partido, que decorreu entre 29 e 30 de Junho de 2019, no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, Lisboa.
O deputado demitiu-se da liderança do partido no início de Abril, após ser criticado internamente pela forma como votou a renovação do estado de emergência, decretado devido à pandemia de Covid-19.
Num vídeo divulgado na altura, o parlamentar alegou estar “farto” e “cansado” dos que “sistematicamente boicotam” a direcção do partido.
As regras foram mudadas recentemente e agora “os candidatos a presidente da Direcção Nacional deverão ser propostos por, pelo menos, três presidentes das Comissões Políticas Distritais e um presidente de Comissão Política Regional, os quais deverão validar as respectivas candidaturas, princípios e propostas apresentadas pelas mesmas, no quadro dos valores fundamentais vertidos nos estatutos”.
-
Impasse na Junta de Freguesia de Santa Eulália. O Chega ganhou e elegeu o presidente. Agora o PS e o MCPE exigem os lugares de secretário e tesoureiro. O Chega não aceita.
Não está a ser fácil chegar a um consenso na atribuição dos cargos do executivo da Junta d… -
Movimento Cívico por Elvas responde ao Chega e “fala em posições menos dignas” e “ignorância”
No longo rescaldo dos resultados obtidos nas Eleições Autárquicas de 12 de Outubro em Elv…
Carregar mais artigos relacionados
-
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo… -
Elvas: IMI volta a ser cobrado no Centro Histórico
O Governo terminou com a isenção automática de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de to… -
Feira de Maio dura até 19 de Maio e conta com novidades
A Feira de Maio, em Elvas, decorre até domingo, 19 de Maio, no Parque da Piedade, e este a…
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
-
Elvas: Quatro vereadores com pelouros distribuídos
Na primeira reunião do novo executivo municipal realizada ontem, dia 3 de novembro, ficara…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…