A Câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, uma moção a pedir o encerramento urgente da central nuclear espanhola de Almaraz, na sequência de dois novos incidentes ocorridos no espaço de cinco dias, foi hoje anunciado.A moção, aprovada na reunião de quarta-feira do executivo municipal, alerta para os riscos que as populações raianas correm caso se registe um acidente, lembrando que a central “dista apenas a cerca de uma centena de quilómetros” da fronteira portuguesa.A presidente da câmara municipal, Adelaide Teixeira, eleita pelo movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), enviou recentemente um ofício ao Presidente da República e ao primeiro-ministro, manifestando a sua preocupação e “exortando” o governo a “intervir” junto do executivo espanhol para a “necessidade urgente e imediata” de encerramento da central.“De recordar que, em caso de acidente nuclear grave, envolvendo a explosão de reatores, os distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém seriam as zonas do território português afetadas mais rapidamente e com maior gravidade por uma eventual propagação de gases e poeiras radioativas”, alertam os autarcas.Sublinhando que a central nuclear de Almaraz se encontra “obsoleta e em final de ciclo de vida útil”, a Câmara de Portalegre lamenta que o seu encerramento tenha sido “sucessivamente adiado” a pedido da entidade proprietária.“Face ao relatado nos últimos incidentes, é entendimento da Câmara Municipal de Portalegre que a manutenção em funcionamento da central nuclear de Almaraz representa um risco e um perigo cada vez mais acrescido não só em termos ambientais, mas também para a saúde e vida dos cidadãos, reclamando o seu encerramento no mais curto prazo possível”, lê-se na moção.A central de Almaraz está situada junto ao rio Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.Em operação desde 1981 (operação comercial desde 1983), a central está implantada numa zona de risco sísmico e apenas a 110 quilómetros em linha reta da fronteira portuguesa.Os proprietários da central de Almaraz são a Iberdrola (53%), a Endesa (36%) e a Naturgy (11%).HYT // MLM
-
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade… -
Jovens de Monforte participam em workshop dedicado ao empreendedorismo
O Auditório da Biblioteca Municipal de Monforte recebeu, no passado dia 22 de junho, o wor… -
Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor é finalista das 7 Novas Maravilhas de Portugal
O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor foi apurado para a final regional das 7 Novas …
Carregar mais artigos relacionados
-
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade… -
Jovens de Monforte participam em workshop dedicado ao empreendedorismo
O Auditório da Biblioteca Municipal de Monforte recebeu, no passado dia 22 de junho, o wor… -
Festival Medieval de Elvas regressa de 2 a 5 de julho
A cidade de Elvas prepara-se para voltar a viajar no tempo com a realização da XVIII ediçã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches rende-se ao espírito de São João
As celebrações de São João continuam a animar Arronches, num programa festivo que teve iní… -
Avis: Acção comunitária sensibiliza para a prevenção da doença e promoção da saúde
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, em parceria com o Núcleo Local de Inser… -
Politécnico de Portalegre aposta na atracção e fixação de talento
A partir do próximo ano lectivo, o Politécnico de Portalegre vai atribuir novos apoios, co…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade…