As Termas Romanas de Évora, situadas no edifício dos Paços do Concelho (Praça de Sertório), estão a ser alvo de escavações arqueológicas promovidas pelo Município, como antecâmara para a estruturação de um projecto de musealização deste legado patrimonial.
Esta nova campanha iniciou-se em Setembro de 2019, sob direcção científica de técnicos municipais e da Direcção Regional de Cultura, e tem contado com a colaboração permanente de contou com a colaboração de inúmeros estudantes de Arqueologia da Universidade de Évora.
Os resultados obtidos até agora, ainda preliminares, revelaram novas informações acerca deste espaço, como é o caso de uma nova sala, de forma semicircular, bem como vestígios que atestam várias reestruturações do edifício termal, espaçadas em cronologias que vão do século I d.C. (data fundacional) até ao séc. IV, em contexto de ocupação romana.
Todo o trabalho realizado até agora tem sido alvo de registo fotogramétrico, proporcionando uma maior celeridade no acesso aos dados arqueológicos, bem como a abertura de possibilidades em termos de divulgação futura ao público. O espólio recolhido está neste momento em estudo e ficará em depósito na Reserva Arqueológica Municipal, tendo sido iniciadas diligências para o seu registo digital e musealização.
Recorde-se que a primeira campanha de escavações realizadas no espaço das antigas Termas Romanas de Liberalitas Iulia se sucedeu nos primeiros anos da década de 90 do século XX. O espaço então descoberto, e hoje visitável nos Paços do Concelho, é constituído por um Laconicum (zona de banhos quentes) e um Praefurnium (zona onde se situavam as fornalhas). Subsequentes campanhas vieram a desvendar a existência no antigo complexo de uma Natatio (piscina), e outras salas subsidiárias, perfazendo uma estrutura que poderia ascender aos quase 2500m2.
-
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co… -
Flamencura encheu o Jardim do Fosso de salero nas Festas de São João
O Jardim do Fosso voltou a ser palco de um dos momentos mais aplaudidos das Festas de São … -
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade…
Carregar mais artigos relacionados
-
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co… -
Flamencura encheu o Jardim do Fosso de salero nas Festas de São João
O Jardim do Fosso voltou a ser palco de um dos momentos mais aplaudidos das Festas de São … -
Cerca de 250 participantes no Festival da Idade de Ouro em Vila Boim
Cerca de 250 pessoas participaram este sábado, 27 de junho, no almoço do Festival da Idade…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches rende-se ao espírito de São João
As celebrações de São João continuam a animar Arronches, num programa festivo que teve iní… -
Avis: Acção comunitária sensibiliza para a prevenção da doença e promoção da saúde
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Avis, em parceria com o Núcleo Local de Inser… -
Politécnico de Portalegre aposta na atracção e fixação de talento
A partir do próximo ano lectivo, o Politécnico de Portalegre vai atribuir novos apoios, co…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Campo Maior: Motociclista de 37 anos gravemente ferido em despiste
Um homem, de 37 anos, ficou gravemente ferido na sequência do despiste do motociclo que co…