O Município de Gavião, no distrito de Portalegre, refutou hoje as acusações de que foi alvo pela Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP, que indicava que os funcionários da autarquia exerciam funções sem equipamentos de protecção individual.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Gavião acusa mesmo os comunistas de tentarem atingir o executivo municipal de “forma vil, inoportuna, fazendo mesmo lembrar outros tempos e outros regimes”.
“Não nos atinge quem quer, apenas nos atinge quem nós deixamos, ainda assim e não valorizando rigorosamente nada do que é dito, os nossos funcionários e de uma forma geral toda a população, merecem-nos a máxima consideração e respeito”, revela o município alentejano.
No documento subscrito pelos trabalhadores da Autarquia pode ler-se que importa esclarecer que “desde a primeira hora foram tomadas todas as medidas consideradas necessárias para garantir o bom funcionamento do Município e o bem estar dos funcionários em fase de pandemia”. Mais acrescentam que “foi de imediato activado o Plano de Contingência para todos os Serviços Municipais; criada a Comissão Municipal de Acompanhamento do Plano, da qual fazem parte os dois chefes de Divisão, o encarregado geral, o comandante dos Bombeiros e o executivo municipal, que reúne periodicamente e valida todas as medidas a tomar”.
O Município de Gavião sublinha que, perante a crise pandémica, “foram fechados ao público todos os espaços municipais, foi impedido o atendimento presencial, foram disponibilizados para todos os funcionários e serviços equipamentos de protecção individual, adequados à função de cada um; assim como foi adoptado o regime de jornada contínua para eliminar os contactos interpessoais no período do almoço; os carros destinados ao transporte de pessoal para as frentes de trabalho, são diariamente higienizados e cumprem todas normas regulamentares de segurança, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social e a higienização dos espaços comuns é feita de uma forma sistemática”.
Na nota dirigida à comunicação social, a autarquia realça que “foi distribuído um termómetro digital às duas divisões que permite a avaliação da temperatura dos funcionários, sempre que seja julgado pertinente e foram colocados em todos os espaços municipais, dispensadores de álcool gel podendo o seu uso ser feito sem quaisquer restrições”.
“Conhecemos muito bem a táctica do bota abaixo, praticado por algumas organizações, que a coberto daquela ‘parangona’: “estamos solidários com os trabalhadores e na luta pela solução dos seus problemas”, nada de concreto fazem, apenas contribuem para a intensificação de muitos dos problemas que existem”, acusa o município.
O executivo municipal mostra-se ainda “orgulhoso nos seus recursos humanos, o que foi espelhado no discurso do presidente, nas comemorações do 25 de Abril, no entanto, mais do que as palavras valem os actos e hoje passados sete anos da nossa gestão, não temos registo de qualquer problema com os funcionários que não tenha sido resolvido de forma agradável para todos. Permitam-me apenas e para terminar que recorde a “Opção Gestionária” que martirizava muitos dos nossos funcionários e que de imediato foi resolvida”.
-
Entrada no novo ano traz mexidas nos preços de bens e serviços essenciais. Anote as mudanças
O ano de 2026 deverá ser marcado pelo recuo da taxa de inflação para 2,1% e por um novo al… -
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond…
Carregar mais artigos relacionados
-
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar… -
Depressão FRANCIS traz chuva, vento forte e mar agitado ao longo do primeiro dia de 2026
Portugal continental acorda esta manhã sob a influência da depressão Francis, que irá cond… -
Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”
A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Eleitores internados podem votar antecipadamente nas presidenciais entre 5 e 8 de janeiro
Os eleitores que se encontrem internados em estabelecimentos hospitalares poderão exercer … -
Joana Amaral Dias de fora da corrida às Presidenciais
O Tribunal Constitucional indicou terça-feira, dia 23 de Dezembro, que não admitiu as cand… -
Direita espanhola ganha na Extremadura, extrema-direita duplica e PSOE tem derrota histórica
O Partido Popular de Espanha (PP, direita) venceu as eleições deste domingo na região espa…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Mensagem de Ano Novo do Arcebispo de Évora
No início do Ano Novo de 2026, por ocasião da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, o Ar…