O Partido Comunista Português congratulou-se com o lançamento da candidatura para os estudos necessários à viabilização da construção da barragem do Pisão, no concelho do Crato, mas exige “descriminação positiva” do Governo em suportar os 20% da candidatura que estão a ser suportados pelos municípios do distrito.
“Registamos positivamente o lançamento da candidatura, através da CIMAA, ao PROAT – Programa Operacional de Assistência Técnica, para os estudos necessários à viabilização da construção da barragem do Crato/PISÃO, cujo aviso publicado prevê um montante máximo legível de um milhão e trezentos mil euros”, salienta o secretariado da Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP.
Fonte do partido sublinha que foi deliberado pelos municípios, por unanimidade, que, na ausência do financiamento por parte do Governo dos 20% da componente nacional da candidatura no valor de 260 mil euros, estes serão suportados por todas as autarquias do distrito de Portalegre, cabendo a cada uma comparticipar com o valor de 17.333,33 euros.
O PCP, com comunicado, “chama a atenção para o facto de que, nesta candidatura, o Governo em nada comparticipa, pois 80% é assegurado por fundos comunitários e os restantes 20%, que supostamente deveriam de ser assegurados pela administração central, isto é, pelo Governo, estão a ser suportados pelos municípios do distrito”.
O PCP questiona, assim, “onde estão afinal as medidas concretas de descriminação positiva com o contributo do esforço nacional para o investimento no interior, por forma a corrigir as assimetrias existentes e concretizar a realização dos projectos há muito identificados fundamentais ao desenvolvimento do nosso distrito?”
O secretariado da DORPOR do PCP exige “mais do que anúncios, a concretização dos investimentos da responsabilidade da administração central no distrito”.
-
Arronches assinalou Dia da Protecção Civil
O Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março) foi assinalado em Arronches na manhã d… -
“O Elvas” goleia Lagoa por 4-0 no Estádio Patalino
“O Elvas” recebeu domingo, 1 de Março, o GD Lagoa, no Estádio Patalino, em encontro a cont… -
Catálogo da FARRA apresentado em São João da Madeira e Lisboa
O catálogo da primeira edição da Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo (FARRA), que …
Carregar mais artigos relacionados
-
Arronches assinalou Dia da Protecção Civil
O Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março) foi assinalado em Arronches na manhã d… -
“O Elvas” goleia Lagoa por 4-0 no Estádio Patalino
“O Elvas” recebeu domingo, 1 de Março, o GD Lagoa, no Estádio Patalino, em encontro a cont… -
Catálogo da FARRA apresentado em São João da Madeira e Lisboa
O catálogo da primeira edição da Festa da Arte em Rede da Região do Alentejo (FARRA), que …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Luís Vitorino é o novo presidente da distrital de Portalegre do PSD
O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, é o novo líder da Comissão Política Distr… -
Diogo Reis eleito presidente da Comissão Política do PSD de Elvas
Diogo Reis foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrat… -
Estruturas locais do PSD vão hoje a votos em todo o país
As eleições internas para núcleos, concelhias e órgãos distritais do PSD realizam-se hoje,…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Arronches assinalou Dia da Protecção Civil
O Dia Internacional da Protecção Civil (1 de Março) foi assinalado em Arronches na manhã d…