Quando a ideia surgiu e foi divulgada na rede WatsApp, no dia 27 de Março, a intenção era angariar fundos para a compra de um ventilador. O montante reunido destinava-se a ser entregue à ULSNA, que deveria adquirir o aparelho e decidir em que hospital seria alocado (Elvas ou Portalegre).
A forte adesão e a grande generosidade dos doadores ampliaram os objectivos da campanha, que foi dada por encerrada na sexta-feira, 17 de Abril. O valor alcançado, que ultrapassou os 44 mil euros, vai permitir a compra de 4 ventiladores. Dois deles, ambos portáteis, deverão ser entregues no Hospital de Santa Luzia. Os outros dois, um portátil e um fixo, serão oferecidos ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. Manuel Caldeira Fernandes, promotor da iniciativa, informou que já “foi feita a encomenda e que é expectável que os equipamentos cheguem  dentro de 3 semanas, para posterior entrega às duas unidades hospitalares”. Também indicou que após o pagamento haverá um montante remanescente superior a 2 mil euros “que será encaminhado para lares do concelho de Elvas, para ajudar na aquisição de equipamento protector, a ser utilizado por funcionários e utentes”.
O ventilador pulmonar, um suporte essencial de vida para pacientes que não conseguem realizar autonomamente o movimento respiratório, transformou-se no equipamento mais importante na logística de combate à Covid-19 que já infectou mais de 22 206  portugueses e causou a morte 714 (números de domingo). O grau de imponderabilidade de propagação da pandemia faz temer as autoridades de saúde de que possa não haver ventiladores suficientes para as necessidades.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

ULS Alto Alentejo adquire antigo Colégio Diocesano de Santo António para criar Campus da Saúde em Portalegre

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo formalizou, na passada segunda-feira, 29 d…