No ano em que se assinala a primeira década da realização da primeira edição do projecto relacionado com os encontros de poetas populares, a Câmara Municipal de Vila Viçosa organizou o VII Encontro de Poetas Populares de Vila Viçosa, o qual se realizou no dia 27 de Outubro, na centenária Sociedade Artística Calipolense.
Os principais objectivos desta iniciativa foram os de permitir a troca de experiências e rimas e de contribuir para a preservação desta expressão da cultura popular, à qual se têm dedicado muitos poetas calipolenses e alentejanos, permitindo, ainda, um momento de convívio entre poetas que vivem e escrevem na região.
Na verdade, este género de poesia, com a sua linguagem livre e identitária, constitui uma expressão genuinamente popular que permite recuperar momentos inesquecíveis da nossa tradição e manifestar emoções que fazem parte do imaginário da sociedade local e alentejana. À semelhança de edições anteriores, este VII Encontro pretendeu, também, constituir um sinal de reconhecimento pelo seu labor, realizado de uma forma empenhada e que, em muitos casos, não têm merecido a devida atenção por parte da nossa sociedade.
Os trabalhos revestiram a modalidade de décimas, que tiveram por mote a seguinte quadra:
Meu Alentejo amigoTu tens muita capacidadeTens mármore, vinho e trigoDe primeira qualidade
O Encontro contou com grande adesão, que se cifrou em vinte e oito poetas populares, que expressaram de forma diversa as suas vivências e as suas aptidões poéticas, constituindo uma das edições mais participadas de sempre.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

PSD de Elvas questiona executivo municipal e critica atribuição de apoio financeiro

A vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, Margarida Coelho de Paiva, divulgou um co…