A EDP vai apostar nas fontes de energia renovável, de forma a levar a uma descida na factura da luz. A informação é garantida por António Mexia, CEO da empresa, ao Diário de Notícias.
“O reforço do investimento nas renováveis contribui para uma descida sustentável dos preços da energia a prazo e a evolução tecnológica na área das energias limpas também vai ajudar. Os desenvolvimentos adicionais contribuem para uma descida dos preços”, escreve o diário esta quarta-feira, 13 de Março.
Portugal tem dos preços da Luz mais altos da Europa. Apenas na Dinamarca e Bélgica são mais caros. Metade do preço deve-se a taxas cobradas, diz a Eurostat.
Em Portugal os custos com a electricidade atingem uma média de cerca de 24 cêntimos. As taxas cobradas na factura representam 50% dos custos (12 cêntimos). Na Dinamarca o peso das taxas na factura é maior: 17 cêntimos num total de 27 cêntimos. Quanto ao preço do gás natural atinge os 9 cêntimos, abaixo apenas da Suécia e Irlanda.
As energias renováveis trazem descidas dos preços, redução da dependência energética de Portugal face ao exterior e consequente redução do défice externo, além de contribuir para a “criação de empregos e utilização de recursos nacionais”, disse António Mexia ao diário nacional.
A EDP preparou-se para as energias renováveis logo em 2006. Actualmente todas as empresas do sector estão a investir em força na energia verde.
A EDP tem preparado um investimento de 12 mil milhões de euros para estes negócios até 2022. Desta forma estão previstos vendas de centrais termoeléctricas e possivelmente barragens em Portugal e Espanha, a resultar num lucro de dois mil milhões de euros. O plano da empresa prevê ainda que a EDP volte a ter lucros acima de mil milhões de euros em 2022, depois de, em 2018, ter registado resultados positivos de apenas 519 milhões, uma quebra de 53%. 2018 foi o ano em que a EDP pela primeira vez registou prejuízos.
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Campo Maior: Começou a contagem decrescente para as Festas do Povo
As Festas do Povo de Campo Maior foram anunciadas oficialmente na tarde de domingo, dia 11… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S…
Carregar mais artigos relacionados
-
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de… -
Crianças levaram votos de Bom Ano à PSP de Elvas no Dia de Reis
No passada terça-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, as crianças do Semi-Internato Nossa S… -
Está a precisar de abastecer? Saiba se vai haver alterações no preço dos combustíveis
Já é conhecida a previsão de variação do preço dos combustíveis para a próxima semana. …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Voto antecipado: 377 eleitores votaram em Elvas
O voto antecipado em mobilidade para as eleições Presidenciais decorreu domingo, dia 11 de…