João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, preside às cerimónias de comemoração dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que se assinalam na segunda-feira, 14 de Janeiro.
O programa do dia contempla ainda, além das habituais actividades militares e militarizadas, a entrega da Medalha de Ouro do Concelho ao Exército Português, aprovado pela Câmara Municipal de Elvas, a 20 de Dezembro.
O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de Janeiro, segunda-feira, com o programa a ter início pelas 9h30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.
À tarde, na Igreja da Sé, acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa deste dia com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.
Neste dia, é ainda assinalado o 141º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 64.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, nas sedes das colectividades, Praça da República e Rua Sá da Bandeira respectivamente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Elvas: Mulher encontrada morta em habitação

Uma mulher, com idade a rondar os 70 anos, foi encontrada morta, neste domingo, 14 de junh…