Mais competitividade, mais facilidade de negociação e comparação de preços, é o que permitem os leilões da e-UTIL, a plataforma de leilões digitais que a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) montou com o apoio do COMPETE, e é dirigido a todas as pequenas e médias empresas nacionais.
Os leilões abrangem vários sectores mas, para já, só se realizam ainda os leilões para a contratação de energia mais barata. A breve prazo vão realizar-se outros nas áreas dos seguros, das tecnologias de informação e comunicações, assim como nas áreas dos materiais de escritório.
A Plataforma vai ser importante também para ajudar as empresas a implementarem soluções de eficiência energética igualmente destinada ao aumento da competitividade.
A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), realizou ao longo dos últimos meses por todo o país diversas iniciativas, em colaboração com várias entidades, de forma a divulgar e apresentar a plataforma de leilões e.UTIL, dedicada para já aos leilões digitais de energia.
As reuniões foram todas em modo de conferência ou de interacção em feiras locais e dirigidas às pequenas e médias empresas (PME) de cada região.
Estas iniciativas enquadram-se no âmbito de um projecto apoiado pelo programa Portugal2020, através do COMPETE, para, por meio de uma plataforma electrónica de leilões digitais, promover a compra agregada das designadas utilidades, ou seja, energia, tecnologias de informação, consumíveis e seguros, por parte das PME.
A Plataforma e.UTIL é um serviço que tem como objectivo aumentar a competitividade empresarial através da optimização de custos, promovendo a criação de um serviço de leilões digitais destinado à aquisição agregada ou colectiva de utilidades, entendidas no sentido mais lato do termo, e onde se incluem os serviços referidos em cima.
A plataforma está direccionada às pequenas e médias empresas (PME), com enfoque nas regiões de convergência, e tem como intuito a redução de custos operacionais relacionados com as áreas de compras, fazendo apelo à participação activa na economia digital para a criação de um ponto de encontro (matchmaking) entre a procura e oferta de produtos e serviços.
A actividade central do e.UTIL, consubstancia-se assim na criação de uma plataforma aberta de compras agregadas, que funcione como um Marketplace em formato de leilão digital de lotes, que agreguem por um lado necessidades de procura homogéneas entre si, e, por outro, as ofertas de preço das empresas fornecedoras de utilidades.
Desde 2017 que a AIP vem promovendo reuniões e conferências com empresários e suas associações de classe, assim como com a colaboração das forças vivas de cada região.
Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Setúbal, Leiria, Braga, Évora e Lisboa foram as localidades onde já se realizaram as sessões mais participadas.
Este programa tem parceria tecnológica com as empresas portuguesas Wattguard e QUANTIC.
-
Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir… -
Presidenciais: Segunda volta das eleições marca nono dia da campanha
A segunda volta das eleições presidenciais e os eventuais apoios dos candidatos, nomeadame… -
MP acusa suspeito de tentar violar jovem no hospital de Portalegre em 2025
O homem, de 56 anos, que alegadamente tentou violar uma jovem no hospital de Portalegre, e…
Carregar mais artigos relacionados
-
Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir… -
Presidenciais: Segunda volta das eleições marca nono dia da campanha
A segunda volta das eleições presidenciais e os eventuais apoios dos candidatos, nomeadame… -
Forte da Graça celebra 10 anos de reabilitação com viagem guiada às décadas de 60 e 70
No âmbito das comemorações dos 10 anos da reabilitação do Forte da Graça (2015–2025), real…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arco-íris: um fenómeno natural deslumbrante
Na cultura popular é frequentemente usado como um símbolo de esperança, renovação e promes… -
Ciência & tecnologia: A Dança Anual da Terra: Desvendando a Origem do Ano Bissexto
Desvendando a Origem do Ano Bissexto … -
Covid-19: Universidade de Évora com “diversos” novos casos suspende aulas presenciais
Universidade de Évora com "diversos" novos casos suspende aulas presenciais …
Carregar mais artigos em Uncategorized
Veja também
Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…